SBCD

Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho se destaca em campanha do Setembro Amarelo

27 set 2024

Equipe do Hospital do Mocambinho, no Piauí. Foto SBCD.

A Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho, popularmente conhecida como Hospital do Mocambinho, em Teresina (PI), tem se destacado pelas ações voltadas à conscientização da campanha Setembro Amarelo, iniciativa nacional de prevenção ao suicídio.

Administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) em parceria com o Governo do Estado do Piauí e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Hospital do Mocambinho desenvolveu uma série de atividades focadas no engajamento dos colaboradores e na promoção da saúde mental.

Entre as ações, o hospital promoveu atividades voltadas para o autoconhecimento e autocuidado dos profissionais da saúde, além de incentivar grupos psicoeducativos com pacientes. Essa abordagem tem como objetivo fortalecer a importância de falar sobre saúde mental e oferecer um espaço seguro para compartilhar sentimentos e experiências.

A psicóloga e responsável técnica da equipe do Hospital de Mocambinho, Talyta Campelo, destacou a relevância da iniciativa. “Durante as atividades com os colaboradores, abordamos a temática, de forma ética e cuidadosa, com recursos alusivos à campanha e vivências de autoconhecimento, trabalhando reflexões sobre o bem estar emocional de cada um e orientações sobre a rede de apoio com folders informativos, além de um momento voltado para prática de autocuidado e meditação guiada”, explica.

Talyta ainda enfatizou que a ação representa um esforço contínuo para valorização da saúde mental. “Estas atividades são fundamentais para desmistificar alguns tabus relacionados ao tema, promover espaços de acolhimento e segurança. É essencial que falemos sobre o assunto, e principalmente, que a saúde mental seja mais discutida e priorizada em nosso dia a dia.”

O Setembro Amarelo no Hospital do Mocambinho reflete o compromisso da SBCD e do Governo do Piauí em promover uma rede de apoio sólida para pacientes e profissionais, reforçando que o diálogo e a conscientização são passos essenciais na prevenção ao suicídio.

Pular para o conteúdo