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Caminho de Damasco assume gestão do CER II, no Piauí

17 set 2024

CER II em São João do Piauí passa a ser administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco.
Foto SBCD.

Com expertise e experiência para gerir e aprimorar unidades que promovem a saúde, a SBCD (Sociedade Brasileira Caminho de Damasco) assumiu a gestão administrativa do CER (Centro Especializado de Reabilitação) – Tipo II, em São João do Piauí – PI, no último mês. Com essa nova conquista, 34.611 moradores, que segundo dados do IBGE possuem algum tipo de deficiência, passam a ter como referência um serviço administrado pela SBCD no Estado.

Em julho deste ano, a SBCD completou um ano à frente da Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho, em Teresina – PI. Agora, diante de grandes feitos realizados neste período, esta parceria com a SESAPI (Secretaria de Estado da Saúde do Piauí) é ampliada com o objetivo de aperfeiçoar processos e implementar melhorias nos fluxos de atendimentos, treinamentos e capacitações, proporcionando um melhor serviço também aos pacientes do CER II.

Para isso, a expertise da Caminho de Damasco no gerenciamento de dois Centros Especializados em Reabilitação na capital de São Paulo, que são referências pela sua excelência no cuidado, será fundamental. Além do valor agregado que isso reflete em aspectos como a reputação, confiança e assertividade, a SBCD possui conhecimento em soluções personalizadas e inovadoras já testadas, com eficiência comprovada, menores custos operacionais, otimização dos recursos, redução de erros e riscos pelo uso de protocolos assistenciais que podem ser implementados, garantindo constante controle de qualidade e segurança.

De acordo com a superintendente de Atenção Primária à Saúde da SBCD, Estela Santana, os serviços de Reabilitação do CER II de São João do Piauí funcionarão oito horas por dia, das 8 horas às 17 horas, de segunda-feira a sexta-feira. Neste período, cerca de 35 profissionais irão atuar nas dependências do serviço, dentre eles as especialidades de oftalmologia, ortopedia, neurologia, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia e outras que integram a equipe multiprofissional.

Ela também explica que os pacientes supostamente elegíveis para atendimento no CER serão encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde, por meio do Sistema Estadual de Regulação. No momento da admissão do paciente, o mesmo será avaliado pela equipe multiprofissional e, se o cuidado for elegível para a unidade, após reunião de equipe para discussão do caso, será proposto um Projeto Terapêutico Singular para manejo da situação de saúde do usuário.

O CER II é a terceira unidade de saúde no Piauí sob a gestão da SBCD. Foto SBCD.

Para ser atendido e tratado no CER II, os pacientes precisam portar algum tipo de deficiência e residir em um dos 18 municípios do Território de Desenvolvimento Serra da Capivara (Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio de Oliveira, Caracol, coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Guaribas, João Costa, Jurema do Piauí, Lagoa do barro do Piauí, São Braz do Piauí, São João do Piauí, São Lourenço do Piauí, São Raimundo Nonato e Várzea Branca).

Vale destacar que um dos motivos da criação do CER II foi a possibilidade de descentralizar serviços, evitando o deslocamento desses pacientes até a capital, Teresina. Porém, sob uma nova gestão e constantes aprimoramentos, o serviço de saúde chega mais próximo desses moradores, que não precisam mais enfrentar dificuldades em busca de um atendimento. Isso representa um impacto social profundo e abrangente, com várias implicações positivas. Entre elas, estão:

• Acesso facilitado à saúde;
• Maior equidade no atendimento;
• Maior vínculo e confiança;
• Redução de custos com deslocamento, mitigando o absenteísmo e favorecendo a participação assídua no cuidado proposto;
• Respeito às particularidades locais, por respeitar as realidades culturais, sociais e econômicas, resultando em um atendimento mais humanizado e eficaz;
• Empoderamento comunitário, por incentivar o engajamento dos pacientes atendidos em atividades de saúde desenvolvidas no equipamento.

Diante de objetivos ainda maiores a serem alcançados para a unidade, Estela deixa claro a satisfação e o comprometimento de toda a equipe Caminho de Damasco com a saúde do Piauí: “É com grande felicidade que ampliamos nossa parceria no gerenciamento de equipamentos de saúde no Estado do Piauí. Esperamos fortemente que este laço só se amplie com o tempo. Levar nossa expertise para contribuir com a gestão em saúde do Estado é um dos nossos principais objetivos. Que esta parceria, já tão sólida, se fortaleça cada vez mais”.

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