A unidade retoma a prática do vôlei adaptado, proporcionando benefícios físicos e sociais para os idosos da zona norte de São Paulo
O Ambulatório Médico de Especialidades do Centro de Referência do Idoso da zona norte paulista (AME CRI Norte) voltou a oferecer, em agosto, a prática do vôlei adaptado aos seus pacientes idosos, após a revitalização da quadra de esportes da unidade.
A atividade, que já conta com a participação de 35 idosos, entre homens e mulheres, é mais uma ação voltada para o bem-estar e a saúde da terceira idade, promovida pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria de Estado da Saúde.
A proposta de reintroduzir o vôlei adaptado surgiu como forma de proporcionar benefícios físicos e sociais aos participantes. Paulo dos Anjos, profissional de educação física e supervisor da atividade, ressalta que “a atividade ajuda na melhora da coordenação, equilíbrio, raciocínio, força muscular, socialização, além do espírito esportivo de estar praticando uma modalidade esportiva que para alguns era um sonho de criança”.
Entre os participantes, está Maria Antônia Auxiliadora, de 74 anos, que já frequentar o AME CRI Norte há quatro anos e participa pela primeira vez do vôlei. “Faço atividade aqui no CRI há uns 4 anos e o vôlei veio para complementar o que eu já fazia, como ginástica e dança. Eu gostei também porque é bem agitado e vai melhorar bem minha condição física. Nunca joguei, só assisti pela televisão e ainda não entendo as regras, mas eu vou aprender com certeza”, conta Maria, entusiasmada com a nova experiência.
O vôlei adaptado, como explica Paulo, é uma variação do vôlei tradicional, com algumas modificações para auxiliar a prática entre os idosos. “Entre elas a possibilidade de segurar a bola para facilitar o passe, não há necessidade de saltar e o saque não pode ser realizado por cima da linha do ombro”, detalha o profissional.
Wilson Ananias da Silva, de 72 anos, que já participava da atividade antes da pausa para a revitalização da quadra, destaca os benefícios que o esporte trouxe para sua saúde. “No AME CRI Norte já realizo atividades de atletismo, ginástica e aí iniciei no vôlei adaptado, que para mim, hoje, faz parte como um complemento das atividades que eu faço. E estou me sentindo cada vez melhor, melhorando meus problemas físicos”, afirma.
Os critérios para participação no vôlei adaptado no AME CRI Norte são simples: os idosos precisam ter condições físicas suficientes para evitar intercorrências, como risco de queda.
O AME CRI Norte, localizado em área do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, é uma das principais referências em saúde para a terceira idade na zona norte da cidade de São Paulo, oferecendo um atendimento de excelência para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região.
Além do atendimento médico, o AME CRI Norte se dedica ao bem-estar emocional e psicológico dos idosos, promovendo diversas atividades diárias. A prática do vôlei adaptado é um exemplo de como a unidade busca não só cuidar da saúde física, mas também proporcionar momentos de socialização, lazer e fortalecimento emocional, fundamentais para a qualidade de vida dos seus pacientes.