SBCD

UPA de Picos: Pesquisa atesta a qualidade dos serviços assistenciais e satisfação dos pacientes

2 set 2024

Unidade administrada pela SBCD, em parceria com o Governo do Piauí e Sesapi, utiliza metodologia NPS para medir e melhorar a qualidade do atendimento

Desde sua inauguração em abril de 2024, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Picos, localizada em Picos, Piauí, vem realizando uma pesquisa de satisfação com seus pacientes.

Sob a gestão da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com o Governo do Piauí e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a unidade tem como objetivo não apenas oferecer atendimento de qualidade, mas também garantir que a experiência do paciente seja continuamente aprimorada.

A pesquisa de satisfação utiliza a metodologia NPS (Net Promoter Score), uma ferramenta amplamente reconhecida por sua simplicidade e confiabilidade na medição do nível de satisfação dos clientes após a utilização de um serviço.

Na UPA de Picos, essa metodologia promove a seguinte pergunta aos pacientes: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a nossa UPA para um familiar?”. Assim, a resposta permite avaliar a probabilidade de recomendação e a satisfação geral com o serviço prestado.

UPA de Picos, no Piauí. Foto SBCD.

Edilberto da Silva Lima, gerente da UPA de Picos, destaca que a pesquisa qualitativa tem revelado um alto índice de satisfação, especialmente em relação à estrutura da unidade, ao atendimento da equipe e à localização estratégica do equipamento de saúde. “Isso representa que os usuários entrevistados estão satisfeitos com o atendimento da equipe multiprofissional”, afirma Lima.

Até o momento, a pesquisa já foi respondida por 750 usuários, abrangendo tanto pacientes que receberam atendimento pontual quanto aqueles que estavam em observação aguardando transferência para outra unidade hospitalar.

“O importante é que esse é o primeiro formulário e ele será incrementado,” explica Lima. “Nosso objetivo é a instalação de um totem eletrônico, mais prático e fácil para a execução da pesquisa, melhorando a agilidade e aumentando o número de usuários entrevistados.”

Com essa iniciativa, a UPA de Picos continua a reforçar seu compromisso com a qualidade e a satisfação dos pacientes, utilizando os dados coletados para planejar ações de melhoria contínua.

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