SBCD

PAI-ZN avança com o projeto “Conectados”, promovendo inclusão digital aos pacientes internados

15 ago 2024

Projeto Conectados do PAI-ZN possibilita o acesso à internet durante o período de internação. Foto SBCD.

Desde janeiro de 2024, o Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Zona Norte (PAI-ZN), localizado em São Paulo e administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão com o Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Saúde, vem implementando o projeto “Conectados”. A iniciativa visa proporcionar aos pacientes internados o acesso à internet durante uma hora diária, de segunda a sexta-feira.

O projeto, além de oferecer um recurso prático e acessível da vida moderna, permite que os pacientes fiquem conectados ao mundo, seja por meio de notícias, entretenimento ou novas vivências. Nilha Bethânia Leão Alves, coordenadora assistencial do PAI-ZN, explica que para participar do “Conectados”, o paciente precisa passar por uma avaliação multiprofissional, assegurando que esteja em um quadro de saúde estável, sem sinais de agitação, agressividade ou desorganização.

“Durante todo o período de acesso, o paciente é supervisionado, recebendo capacitação quanto ao manuseio e supervisão dos acessos. Antes do primeiro uso, também realizamos uma conversa para explicar as regras e estabelecer acordos que garantam o uso efetivo e seguro da internet”, destaca Nilha.

Ela acrescenta ainda os benefícios do projeto: “Além de ser um recurso prático e facilitador da vida moderna, os pacientes conseguem ficar conectados com o mundo, o que redireciona o foco da internação e transporta o paciente para o campo de aprendizado, entretenimento e novas vivências”.

O projeto “Conectados” tem apresentado resultados significativos, como a diminuição da ansiedade e agitação, e o auxílio no combate ao medo e tristeza da internação, transformando a doença em esperança e ressignificando a experiência do paciente.

Novos avanços no projeto “Conectados”

O sucesso do projeto inspirou uma reavaliação e expansão da proposta inicial. Nilha Bethânia detalha que, diante dos resultados positivos, o PAI-ZN está ampliando o alcance do projeto.

“Mediante a isso, ampliamos nosso olhar e queremos ir além, proporcionar aos pacientes não só o entretenimento, mas também noções básicas de acesso digital, como manuseio de plataformas do Word, Excel, Power Point, sites de busca, cuidados com senhas, princípios de navegação segura na internet, criação e manuseio de e-mail pessoal”, destaca.

O objetivo do PAI-ZN é preparar o paciente para além da internação, oferecendo ferramentas que possam ajudá-lo na construção de um currículo ou no fortalecimento de suas qualificações. “A iniciativa do PAI-ZN faz parte da missão assistencial da SBCD, que busca fortalecer o cuidado, mas principalmente a relação entre médico/paciente e paciente/unidade hospitalar”, elogia Mario Sapede, superintendente Hospitalar da SBCD.

O PAI-ZN, localizado na mesma área do Complexo Hospitalar do Mandaqui, é administrado pela SBCD desde 2023, e o projeto “Conectados” é apenas uma das diversas ações de humanização desenvolvidas pela unidade, buscando fortalecer o atendimento médico na região e promover uma assistência efetiva e diversificada para os pacientes em tratamento.

Pular para o conteúdo