SBCD

Novo Hospital Regional de Picos implementa o “Daily Huddle” para ampliar a segurança do paciente

7 ago 2024

A iniciativa visa fortalecer a comunicação e a colaboração entre os profissionais de saúde, garantindo um atendimento mais seguro e eficiente

Equipe assistencial do Novo Hospital Regional de Picos, no Piauí, durante a reunião da iniciativa da Daily Huddle. Foto SBCD.

O Novo Hospital Regional de Picos – NHRP, no Piauí, lançou uma nova estratégia com o objetivo de aumentar a segurança do paciente e o trabalho em equipe. A iniciativa, conhecida como “Daily Huddle”, consiste em uma reunião curta de no máximo 15 minutos, realizada duas vezes ao dia, envolvendo toda a equipe da unidade hospitalar, que é administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com o Governo do Piauí e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI).

Angélica Carneiro Sousa Luz, gerente assistencial do Novo Hospital Regional de Picos, explica que a iniciativa Daily Huddle teve início na unidade na primeira semana de agosto e que já visualiza bons resultados. “Nesses momentos, os profissionais de diferentes áreas da assistência compartilham informações sobre o atendimento, tratamentos, altas hospitalares, entre outros temas. Com isso, ampliamos a segurança e qualidade na assistência, além de nos ajudar em um maior giro de leitos com assertividade”, afirma.

A gerente assistencial também destaca que o Daily Huddle é uma ferramenta de resolutividade que promove uma comunicação eficiente, coordena atividades e integra todos os profissionais. “Esse é um importante instrumento de gestão, reunindo a equipe multiprofissional, inclusive um representante da gerência, atuando com um roteiro de verificação para garantir a continuidade e a qualidade da assistência ao paciente”, destaca Angélica.

No Novo Hospital Regional de Picos, essas reuniões rápidas acontecem duas vezes por dia. Durante as reuniões, é possível se comunicar sobre diversos aspectos, como leitos de enfermaria, exames e procedimentos pendentes. Essas reuniões são oportunidades para toda a equipe se ver, se comunicar e fazer uma checagem das informações relevantes da rotina do hospital.

Dessa forma, o Huddle também encurta caminhos, pois, em uma unidade hospitalar de grande porte como o Regional de Picos, é mais difícil que as equipes posam se encontrar o tempo todo. A iniciativa também serve para melhorar as relações interpessoais, um grande diferencial atualmente.

“Tudo isso também traz um importante aspecto humanizado para o hospital. O Huddle permite identificar possíveis problemas ao mesmo tempo que nos faz ser mais ágeis na solução de qualquer situação adversa”, finaliza.

Pular para o conteúdo