Inaugurado nesta sexta-feira (28/6), o Novo Hospital Regional de Picos é um dos maiores complexos de saúde do Piauí que oferecerá atendimento para mais de 40 municípios
O Novo Hospital Regional de Picos, inaugurado pelo Governo do Piauí nesta sexta-feira (28/6), é um verdadeiro marco para saúde no Nordeste do país. A unidade, localizada no semiárido do estado, será referência para a cidade de Picos e mais 40 municípios da região.
O complexo de saúde terá seu funcionamento realizado gradativamente, mas integral até outubro de 2024. A gestão do hospital é feita pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato com o Governo do Piauí e Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
A inauguração do Novo Hospital Regional de Picos foi realizada com a presença do governador do Estado, Rafael Fonteles; do Secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz; além do presidente da SBCD, Luis Antonio Picerni Herce.
“A saúde da macrorregião de Picos vai ser um case nacional de sucesso, uma gestão de excelência em padrão nacional e até internacional”, disse Fonteles durante a inauguração do hospital.
O governador também destacou a parceria entre o Estado e a SBCD, além dos conhecimentos da organização junto ao SUS (Sistema Único de Saúde).
“O modelo de gestão do Novo Hospital Regional de Picos é o da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, de 84 anos de experiência. Uma gestão de excelência para que os princípios do SUS sejam garantidos, com a saúde gratuita, de qualidade, integral e universal e, claro, parceria com todas as prefeituras”, destacou.
Com três pavimentos, o hospital contará com 206 leitos de internação, além de 20 leitos de UTI adulto, ambientes de apoio técnico, administração e auditório com 135 lugares. Um Centro de Diagnóstico por Imagem permitirá aos pacientes o acesso a exames de radiologia, ressonância magnética, tomografia e procedimentos de hemodinâmica.
O Novo Hospital Regional de Picos será referência uma população estimada em mais de 600 mil habitantes nas regiões do Vale do Guaribas, Vale do Canindé, Vale do Sambito e Chapada do Vale do Rio Itaim.
Para Mario Sapede, superintendente de Média e Alta Complexidade da SBCD, assumir esse desafio de gestão representa uma grande oportunidade de fortalecer e estreitar os laços com a população piauiense.
“Trata-se de um complexo hospitalar altamente tecnológico e avançado, com funcionamento 24 horas, sete dias por semana e capacidade de atender em torno de 2,5 mil pacientes por mês. O atendimento à população será feito de forma referenciada, por meio da Central de Regulação de Vagas da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi)”, comenta.
Avanços na saúde pública do Nordeste
A SBCD venceu o certame realizado pelo Governo do Estado do Piauí para a gestão do novo complexo hospitalar. Com isso, a organização passa a administrar a sua terceira unidade de saúde no Piauí. A primeira conquista foi obtida com a Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho, mais conhecido como Hospital do Mocambinho, localizada na zona norte da capital Teresina.
Já em abril deste ano, a Caminho de Damasco passou a gerenciar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Picos. Para o presidente da SBCD, a gestão dos serviços é mais do que uma conquista para a organização, mas uma missão que traz reconhecimento, responsabilidades e ainda mais atenção à saúde do Piauí.
“Nós vamos trazer essa experiência para o Novo Hospital Regional de Picos para a população poder desfrutar da mais alta qualidade da gestão da saúde pública. É o nosso compromisso”, disse.
Além disso, o presidente destacou o orgulho e a honra da SBCD por assumir a gestão da unidade e acrescentou, durante a inauguração do complexo de saúde, que a Caminho de Damasco está há 84 anos cuidando da saúde pública.
“Temos aproximadamente 6.600 colaboradores e apenas no ano passado realizamos 3,5 milhões de atendimentos. Isso significa toda uma experiência que traz uma certeza do que fazemos e que continuaremos o nosso trabalho aqui com a mesma eficiência”, finaliza.