Projeto, pioneiro em São Paulo, tem obtido resultados bastante positivos e deve ser replicado em outras unidades de Saúde do município.
A equipe de Média Complexidade Z/N da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) promoveu uma apresentação, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a respeito da implementação do sistema “Fast Track” na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaçanã.
A ação contou com a presença da Secretária Executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Dra. Sandra Sabino; assessoria técnica, Coordenadores Regionais de Saúde, Supervisores Técnicos de Saúde, interlocutores e gerentes de unidades de todas as regiões do município de São Paulo.
Na oportunidade, Dra. Tassiana Sacchi Pitta Diaz, Diretora Técnica Institucional da Média Complexidade da SBCD e Dr. Kauê de Cezaro dos Santos, Diretor Técnico da UPA Jaçanã, puderam expor aos presentes a estratégia adotada para implementação do projeto e os resultados obtidos, em especial a resolutividade dos pacientes atendidos por esse modelo. A ideia é que, agora, ele seja replicado em outras unidades de saúde do município.
Segundo Dra. Tassiana Sacchi Pitta Diaz, a oportunidade de apresentar a implementação desse projeto na UPA Jaçanã é de grande importância, pois a SBCD é precursora do modelo. “Ele já vinha sendo analisado pela Secretaria Municipal de Saúde desde 2023. Nós fizemos uma avaliação profunda sobre a viabilidade e entendemos que esse modelo seria resolutivo para a Unidade, especialmente por conta do elevado número de atendimentos que é registrado pela UPA. Os resultados obtidos comprovam que nossa decisão foi bastante acertada”, declarou a Diretora Técnica Institucional da Média Complexidade da SBCD.
De acordo com Dr. Kauê de Cezaro dos Santos, foi possível mensurar uma redução no tempo de jornada do paciente dentro da Unidade, algo tão importante para todos, e que resulta em uma percepção da qualidade do atendimento muito positiva. “Alcançamos, junto ao Fast Track, um modelo disruptivo de saúde e isso fez com que a percepção de quem é atendido na UPA Jaçanã seja de que nós estamos ali preocupados em atendê-los de forma ágil, com qualidade, cuidado e atenção”, descreveu o Diretor Técnico da UPA Jaçanã.
Mais sobre o “Fast Track”
O termo “Fast Track” é originado da língua inglesa e pode ser traduzido como “rastreamento rápido”. Por meio desta prática, a unidade de saúde pode agilizar a execução de tarefas e, de forma estratégica, administrar o fluxo de pacientes conforme recursos e profissionais disponíveis.
A estratégia é recomendada pelo Ministério da Saúde e busca promover uma triagem mais rápida e eficiente, possibilitando a adequação da unidade às necessidades da demanda e a manutenção das medidas de prevenção indicadas pelos especialistas em saúde, além de uma assistência completa ao paciente.
Em meio ao aumento na demanda por atendimento, principalmente por conta da grande quantidade de casos de dengue registrados neste primeiro semestre do 2024, a direção da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) decidiu promover algumas readequações, entre elas a implementação do sistema “Fast Track” na UPA Jaçanã, como forma de aprimorar o acesso dos cidadãos aos serviços da Unidade.