SBCD

UBS Vila Albertina promove ação lúdica de combate ao abuso infantil na zona norte de SP

26 jun 2024

A ação visita escolas para educar crianças, professores e pais sobre prevenção ao abuso infantil, utilizando histórias e personagens lúdicos

Profissionais da UBS Vila Albertina durante as orientações na EMEI Dina Sfat. Foto SBCD.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Albertina, localizada na zona norte de São Paulo, vem promovendo ações de orientação de forma lúdica voltada para crianças, especialmente no combate ao abuso infantil. Mensalmente, a UBS visita as escolas da comunidade, mantendo uma relação próxima com lideranças escolares, professores e pais, promovendo um ambiente seguro e educativo para os pequenos.

A ação mais recente foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Dina Kutner de Souza – Dina Sfat, direcionada a crianças de 4 e 5 anos. Essa iniciativa faz parte do trabalho contínuo da equipe do Núcleo de Prevenção à Violência (NPV) da UBS, e contou com a participação de multiprofissionais de saúde.

As assistentes sociais Rosângela Benitez e Andreza Pangrazzi, juntamente com a Agente Comunitária de Saúde (ACS) Roberta Vera, conduziram as orientações na EMEI Dina Sfat. Durante a atividade, elas abordaram o tema do Maio Laranja, uma campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil. Utilizando a história de dois monstrinhos, Pipo e Fifi, da autora Caroline Arcari, elas conseguiram transmitir a mensagem de forma acessível e envolvente para as crianças.

“De forma lúdica e leve, orientamos sobre a importância de proteger seu corpo. Também falamos da importância de ter sempre alguém de confiança para contar tudo. Nós levamos os monstrinhos em forma de bonecos e as crianças ficam bem interessadas na leitura”, explica Benitez.

Os profissionais da UBS Vila Albertina atuam baseados no calendário da saúde, abordando diferentes temas a cada mês nas escolas da comunidade. Segundo a gerente da UBS, Patricia Teixeira, “as informações são passadas tanto para as crianças, professores, pais e comunidade e que elas são de suma importância”.

A gerente da unidade também reforça a missão da unidade ao afirmar que a UBS não é apenas um lugar para cuidar de doença. “Nós, profissionais, trabalhamos com a prevenção, orientação e o cuidado com a pessoa. Trabalhamos com vidas, e vidas precisam de uma escuta qualificada e humanizada”, diz.

A UBS Vila Albertina é administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Essa ação é um exemplo dos cuidados promovidos pelas unidades básicas de saúde, destacando a importância da prevenção e da orientação na construção de uma comunidade mais segura e com mais informação.

Pular para o conteúdo