SBCD

AME CRI Norte participa do 1º Fórum de Experiências Exitosas na Constituição de Redes Regionais de Atenção à Saúde

3 jun 2024

1º Fórum de Experiências Exitosas na Constituição de Redes Regionais de Atenção à Saúde – Foto SBCD.

Nos dias 20 e 21 de maio, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do Centro de Referência do Idoso (CRI) da zona norte de São Paulo participou do “1º Fórum de Experiências Exitosas na Constituição de Redes Regionais de Atenção à Saúde”, realizado no Centro de Convenções Rebouças.

O evento, organizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), teve como objetivo fortalecer o processo de pactuação regional paulista, reconhecendo, valorizando, disseminando e premiando experiências implementadas nas 18 Redes Regionais de Atenção à Saúde do Estado (RRAS).

Durante o fórum, foram apresentadas diversas experiências exitosas de todo o Estado de São Paulo. Ao todo, 174 trabalhos foram inscritos, dos quais 38 foram aprovados para apresentação ao longo dos dois dias de evento. Esses projetos são frutos de iniciativas regionais desenvolvidas conjuntamente pelos Departamentos Regionais de Saúde (DRS), Secretarias Municipais de Saúde e estabelecimentos de saúde, como hospitais e AMEs.

AME CRI Norte apresentou proposta para o gerenciamento de absenteísmo – Foto SBCD.

O AME CRI Norte, administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) por meio de um contrato de gestão com o Governo do Estado de São Paulo, também apresentou suas experiências focadas no gerenciamento de casos de absenteísmo em primeiras consultas. Essa iniciativa visa melhorar a eficiência e a efetividade no atendimento dos pacientes, reduzindo a ausência nas consultas agendadas e otimizando os recursos disponíveis.

Renilson Rehem, coordenador do programa de Regionalização da Saúde e consultor da OPAS, destacou a importância das iniciativas apresentadas no fórum: “Os projetos apresentados revelam uma participação ativa dos municípios na busca por ações que atendessem de fato os vazios assistenciais e as demandas levantadas anteriormente durante as oficinas. Isso vem ao encontro com o propósito do Programa de Regionalização que é reestruturar a saúde do estado e levar equidade para todas as regiões”.

A composição das mesas e a cerimônia de abertura contaram com a presença de importantes figuras da saúde pública, incluindo o secretário da saúde, Eleuses Paiva, a secretária-executiva da SES, Priscilla Perdicaris, Socorro Gross, representante da OPAS/OMS no Brasil, além do presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-SP), Geraldo Reple. Também marcaram presença organizações como o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), Comunitas, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e a FGV Saúde.

O evento consolidou-se como uma plataforma essencial para o compartilhamento de boas práticas e experiências, contribuindo para a melhoria contínua da saúde pública no Estado de São Paulo.

Pular para o conteúdo