SBCD

URSI Santana/Jaçanã: 20 anos promovendo saúde e qualidade de vida para idosos na ZN de São Paulo

7 jun 2024

URSI Santana/Jaçanã, na zona norte de São Paulo. Foto Leon Rodrigues/SECOM.

No mês de junho, a URSI Santana/Jaçanã (Unidade de Referência à Saúde do Idoso) comemora duas décadas de serviços dedicados à promoção da saúde e da qualidade de vida dos idosos na zona norte de São Paulo. Situada em prédio próprio, localizado na Rua Dr. Jose Vicente, número 79, no bairro do Tremembé, o serviço é um marco na assistência à saúde da população idosa da região, desempenhando um papel fundamental na melhoria das condições de vida e na promoção do envelhecimento saudável.

Desde 2022, a URSI Santana/ Jaçanã é administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de São Paulo.

A URSI é um equipamento voltado para a atenção secundária à saúde, focando em doenças de maior complexidade e problemas específicos do envelhecimento. Com uma equipe formada por nove categorias profissionais (geriatria, enfermagem – enfermeiras e técnicos de enfermagem, psicologia, terapia ocupacional, nutrição, fonoaudiologia, serviço social, farmácia e fisioterapia), a unidade oferece atendimentos individuais e coletivos, visando sempre a recuperação e a promoção da autonomia e independência dos idosos.

Atualmente, a URSI Santana/ Jaçanã possui 603 pacientes cadastrados. Em sua área de abrangência, que inclui as regiões de Santana, Jaçanã, Tremembé, Casa Verde, Cachoeirinha, Tucuruvi e Pirituba, estima-se que existam mais de 127 mil pessoas acima dos 59 anos. Esse número representa um desafio e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade para a unidade, que se compromete com a missão de proporcionar um envelhecimento com dignidade e qualidade.

A importância da URSI na atualidade

Paciente da URSI sendo acompanhada em exame na unidade. Foto Leon Rodrigues/SECOM

O município de São Paulo, segundo dados do IBGE e da PNAD de 2004, possui 1.085.150 pessoas acima de 60 anos, correspondendo a 10,1% da população total. Estudos da FAPESP revelam que 60% dos idosos paulistanos não possuem plano privado de saúde, 55% avaliam sua saúde como regular ou má, 86,7% tomam algum medicamento e 30% necessitam de ajuda para realizar atividades da vida diária. Esses dados reforçam a importância de unidades como a URSI, que oferecem suporte e cuidados especializados para essa parcela significativa da população.

Entre as doenças crônicas mais frequentes nos idosos estão a hipertensão, artrite, problemas cardíacos, diabetes, osteoporose, doenças crônicas do pulmão, problemas cognitivos, embolia/derrame e câncer. A URSI Santana/ Jaçanã atua diretamente no controle e na prevenção dessas condições, através de ações que visam melhorar a saúde e o bem-estar dos idosos.

O trabalho desenvolvido pela URSI é um exemplo de como a atenção integral e interdisciplinar pode transformar a vida dos idosos, promovendo não apenas a saúde física, mas também o bem-estar emocional e social. Em conformidade com os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde), a unidade continua a se dedicar com afinco à sua missão, celebrando 20 anos de história com muitos motivos para se orgulhar e com o compromisso de continuar fazendo a diferença na vida de tantos idosos.

Pular para o conteúdo