Desde a instituição do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), abril tem se tornado um período de referência para a reflexão e ação para aprimorar a segurança dos pacientes em todo o Brasil, conforme indicado pela Portaria GM/MS n° 529/2013.
Mundialmente, campanhas são realizadas para conscientizar sobre questões relevantes para a segurança do paciente, cada uma promovendo ações de melhoria direta ou indiretamente na assistência ao usuário. O engajamento do paciente e de seu acompanhante é fundamental para impulsionar essa promoção da segurança.
Neste contexto, a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) se engaja na campanha Abril Pela Segurança do Paciente, cuja temática para 2024 foca na “Comunicação e Trabalho em Equipe”. A intenção é incentivar os profissionais de saúde a compartilharem suas experiências, destacando práticas eficazes por meio da divulgação em sites, redes sociais e comunicação interna da organização.
A SBCD divulgou um vídeo destacando as ações cotidianas em suas unidades administradas, enfatizando práticas essenciais no atendimento à população que garantem a segurança do paciente e a confiança nos serviços oferecidos. Entre essas ações estão a identificação correta do paciente, confirmação de receitas na dispensação de medicamentos, verificação de dados nos agendamentos de consultas e cadastros, além da verificação e atualização das vacinas nos registros de saúde dos pacientes.
Jussara Olegário da Costa, enfermeira do setor de Qualidade na SBCD, ressalta a importância dessas ações e a inclusão dos colaboradores no engajamento das práticas que garantem a segurança dos pacientes. “É essencial que todos os membros da equipe estejam comprometidos com a segurança do paciente, pois isso reflete diretamente na qualidade do serviço prestado”, diz.
Érica Laurindo, responsável pelo setor de Qualidade da Caminho de Damasco, elogia a iniciativa da organização em desenvolver campanhas que envolvem os profissionais de saúde. “A participação ativa dos colaboradores é fundamental para fortalecer a cultura de segurança do paciente em nossa instituição. Estamos comprometidos em garantir que nossa equipe esteja sempre consciente de seu papel e sua importância no atendimento”.
A SBCD mantém um compromisso contínuo com a segurança do paciente, realizando periodicamente treinamentos de protocolos para assegurar que a equipe esteja sempre atualizada e consciente de seu papel na prestação de um atendimento seguro e eficaz.
Para conferir o vídeo divulgado nas redes sociais, basta clicar AQUI.