SBCD

11 unidades administradas pela SBCD conquistam reconhecimento de qualidade na APS

26 abr 2024

SBCD e Prefeitura de São Paulo celebram certificação das UBSs pela ONA, que garante a excelência na Atenção Primária à Saúde

Desde 2023, a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) e a Prefeitura de São Paulo uniram esforços para aprimorar os serviços oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Ao todo, 11 UBSs até o momento localizadas na zona norte paulista, gerenciadas pela SBCD por meio de contrato com a administração municipal, alcançaram um marco significativo: a Acreditação – Nível 1, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) após uma criteriosa auditoria externa.

Essa certificação representa o reconhecimento da qualidade dos serviços de saúde prestados por essas unidades, garantindo a segurança dos pacientes e assegurando a correta administração de todos os processos administrativos.

As unidades acreditadas até o momento incluem: AMA/UBS Integrada Wamberto Dias da Costa; UBS Conjunto IPESP; UBS Dona Mariquinha Sciascia; UBS Dr. José Toledo Piza; UBS Horto Florestal; UBS Jardim Apuanã; UBS Jardim Fontalis; UBS Jova Rural; UBS Parque Edu Chaves; UBS Vila Albertina; e UBS Vila Nova Galvão.

De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige.

Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde. “A acreditação é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.

“Nós estamos muito satisfeitos com a acreditação recebida, o que nos motivou ainda mais em alcançar a acreditação em excelência, nível 2 ou até o nível 3. Nossos colaboradores continuam trabalhando para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua em toda a organização, visando primordialmente a segurança do paciente”, relata Estela Santana, superintendente da Atenção Primária à Saúde na SBCD.

É importante ressaltar que outras unidades sob gestão da SBCD estão programadas para passar pela avaliação da ONA, e a equipe está empenhada em alcançar esse reconhecimento nacional. Este é mais um passo em direção à melhoria contínua dos serviços de saúde, reafirmando o compromisso da SBCD com o bem-estar e a qualidade de vida da população.

Pular para o conteúdo