Entre os dias 8 e 12 de abril, a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) realizou visitas técnicas nos municípios de Andradina e Promissão, em São Paulo, e em Iturama, no interior de Minas Gerais.
A presença da equipe do núcleo corporativo da SBCD nos municípios faz parte das ações estratégicas de alinhamento institucional da organização com a gestão local de unidades sob administração da Caminho de Damasco.
A equipe técnica enviada pela SBCD para essas regiões foi composta por profissionais de alta qualificação: Raiane Santos Silva Paes, coordenadora de Recrutamento e Seleção; Luiza Procópio de Carvalho, coordenadora Assistencial; Brás Henrique Alves, gerente Médico; Fernanda Jurado, gerente de Departamento Pessoal e Mário Sapede Neto, superintendente de Média e Alta Complexidade.
Integração de práticas e processos nos AMEs de Andradina e Promissão
Nas cidades paulistas de Andradina e Promissão, a SBCD é responsável pela administração dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME), operando sob contratos de gestão com o governo do Estado de São Paulo.
“Durante a presença da equipe da SBCD nas duas unidades, houve integração com os gestores do corpo administrativo e assistencial, favorecendo o alinhamento de práticas e processos que beneficiam a comunicação interna e o desenvolvimento profissional dos nossos colaboradores”, explica o gerente Médico, Brás Henrique Alves.
Além disso, como explica a coordenadora Assistencial da SBCD, Luiza Procópio de Carvalho, as visitas também contribuíram para o aumento do engajamento de profissionais e melhora da tomada de decisão que se faz necessária em diversas ações no dia a dia das unidades.
“Mesmo com a nossa participação nos serviços promovidos pelas unidades diariamente, a presença física junto aos gestores locais nos ajuda a compreender ainda mais a rotina dos colaboradores e serve com apoio para a análise e orientação em questões mais práticas do trabalho”, reforça.
Ampliação do cuidado assistencial em Iturama
Já em Iturama, no interior de Minas Gerais, a SBCD assumiu a administração do Hospital Municipal Delfina Alves Barbosa, conhecido como Hospital do Povo, a partir de janeiro deste ano, sob contrato com a prefeitura local.
Com a supervisão do núcleo corporativo, a gestão do Hospital do Povo apresentou a sua evolução na rotina assistencial e o desenvolvimento aplicado em processos administrativos.
Segundo Raiane Santos Silva Paes, coordenadora de Recrutamento e Seleção, a presença do Corporativo da SBCD fortalece a cultura organizacional, auxiliando diretamente em melhorias contínuas tanto na parte assistencial e, principalmente, no planejamento e escopo de trabalho.
“Essas visitas reforçam o compromisso da SBCD com uma gestão participativa e próxima, essencial para o sucesso e a eficácia das unidades administradas, garantindo um serviço de saúde de qualidade e mais acessível para as comunidades locais”, conclui.