Ação ocorre no próximo sábado, dia 27, das 8h às 17h, e visa a prevenção do câncer do colo do útero
A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com a Prefeitura de Cubatão e a Secretaria Municipal de Saúde, promove no dia 27 de janeiro um mutirão de Papanicolau na Unidade de Estratégia Saúde da Família (USF) Jardim Nova República, situada na rua Alberto Pinto de Carvalho, s/n.
A iniciativa, que ocorrerá das 8h às 17h, oferece uma oportunidade para mulheres de Cubatão colocarem em dia seus exames preventivos. O foco principal da ação é atingir mulheres na faixa etária dos 25 aos 60 anos, visando a prevenção e detecção precoce de possíveis lesões.
O Papanicolau é crucial na identificação antecipada de lesões e no diagnóstico do câncer do colo do útero, permitindo a intervenção antes mesmo que sintomas se manifestem. A infecção por HPV é a principal causa do desenvolvimento desse câncer, e todas as mulheres que já tiveram ou têm vida sexual ativa devem realizar o exame, que é simples e rápido.
Estela Santana, superintendente da Atenção Primária à Saúde da SBCD em Cubatão, destaca a relevância do exame Papanicolau e a importância da parceria entre a SBCD e a Prefeitura de Cubatão para promover a saúde feminina no município. “Esta ação é fundamental para conscientizar e cuidar da saúde das mulheres, permitindo um diagnóstico precoce e, consequentemente, melhores perspectivas de tratamento”, afirma Estela.
A SBCD atua como gestora da Atenção Primária e Especializada de Saúde da cidade, incluindo o Hospital Municipal de Cubatão, por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de Cubatão. Essa colaboração reforça o compromisso conjunto de proporcionar um atendimento de qualidade e ações de prevenção à comunidade.