Iniciativas relacionadas ao trabalho de humanização e comunicação não violenta efetuadas no HMC foram destaque
A direção do Hospital Municipal de Cubatão (HMC) promoveu uma apresentação voltada à equipe de colaboradores e parceiros onde apresentou um resumo de ações que foram promovidas ao longo do ano. As iniciativas relacionadas ao trabalho de humanização e comunicação não violenta efetuadas no HMC foram destaque. Desde que assumiu, em 1º de março de 2023, a gestão, execução e operacionalização do Hospital, a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) vem atuando fortemente num trabalho de comunicação efetiva não violenta e humanizada.
Conduzida pelo presidente da Comissão de Humanização do HMC, Marcelo Valle, a apresentação relembrou diversas ações que foram implementadas pela atual gestão, como por exemplo a biblioteca circulante, o batismo da baby girafa, a assistência humanizada ao parto no Centro Obstétrico, a promoção de visitas diferenciadas a pacientes de longa permanência, entre outras.
Iniciativas relacionadas ao trabalho voluntariado também se fizeram presentes, com recordações a respeito do projeto “Dia Feliz”, que promove visitas no hospital com o objetivo de oportunizar momentos de conforto e descontração através da música, entoando canções que criam uma atmosfera relaxante e proporcionam instantes de carinho e atenção aos pacientes; bem como a PET Terapia, método de intervenção terapêutica que consiste em tratamentos complementares realizados com o apoio de animais, que são treinados e cuidados para este fim, com total segurança técnica e higienização, excluindo qualquer risco. No caso do HMC, uma vez por mês, Mel e Bóris, cães da raça Golden Retriever, percorrem os quartos fazendo visitas e levando afeto a pacientes e acompanhantes; e, também, a iniciação do curso de interpretação de libras para os colaboradores, promovendo a inclusão. “Iniciativas como essas possibilitam a prestação de serviços de saúde de qualidade à comunidade, indo além do atendimento médico e humanizando todo o ambiente hospitalar”, considera Marcelo Valle.
Para, Dr. Newton Tomio Miyashita, diretor técnico do Hospital Municipal de Cubatão, uma comunicação efetiva no ambiente hospitalar é um dos principais meios para evitar erros na assistência, pois a assistência hospitalar perfeita é produto de ações engrenadas através de comunicação continua, enquanto erros de comunicação são responsáveis por eventos adversos evitáveis. “Na área da saúde, uma comunicação não efetiva pode custar a vida de alguém. Por isso, temos investido fortemente neste movimento de comunicação efetiva, não violenta e humanizada”, defende o médico ginecologista obstetra, com mais de 40 anos de atuação na área hospitalar.
A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.
O Hospital Municipal de Cubatão é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto à Prefeitura do Município de Cubatão.