Batizada de “O que importa para você?” iniciativa atendeu a pedidos de pacientes internados a longos períodos no HMC
Paciente do HMC recebendo visita dos familiares.
Inspirado pelas celebrações de final de ano que se aproximam, o Serviço Social do Hospital Municipal de Cubatão (HMC) decidiu promover uma ação voltada aos pacientes que estão internados por um longo período na Unidade. Eles foram ouvidos e tiveram seus pedidos atendidos como forma de fugir da rotina, trazer um pouco mais de alegria e auxiliar no processo de recuperação.
A senhora Antonia dos Santos, 68 anos; e a senhora Maria José da Silva, de 63; receberam a visita dos familiares, entre eles netos e bisnetos, que puderam passar a tarde em companhia das vovós, a quem não viam há algum tempo por conta dos problemas de saúde. Já o paciente Sergio Leandro, que está internado no HMC há mais de 75 dias, tinha como desejo comer frango com quiabo. O pedido foi atendido, preparado especialmente pela equipe de nutrição do hospital, e ele pôde se deliciar com o prato favorito.
A ação faz parte do processo de humanização hospitalar, adotado pela direção do HMC, desde que a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) assumiu a gestão do Hospital. “Trata-se de uma ferramenta que torna os ambientes e relações mais acolhedores, tanto para pacientes como para profissionais, como forma de diminuir o distanciamento, enfatizar o lado humano e deixar marcas positivas, promovendo o acolhimento e bem-estar e fornecendo cuidados apropriados e qualidade de vida ao paciente”, declara Marcelo Valle, presidente da comissão de humanização e assessor operacional do HMC.
Tudo foi acompanhado de perto pela psicóloga do Hospital, Geovana Ortiz. “Ações como essa são muito importantes, principalmente para os pacientes que estão há muito tempo hospitalizados. Podemos perceber que, aqueles que permanecem mais tempo afastados da família, ficam mais depressivos e ansiosos, portanto, conceder a eles o desejo de uma visita ou até mesmo de poder comer um prato diferente, auxilia no bem-estar e permite que o paciente tenha uma melhora evidente na questão do humor, deixando-o mais animado. Ele passa, até mesmo, a se dedicar mais ao tratamento”, afirma a profissional.
Essa é a primeira vez que a iniciativa é promovida no HMC sob a gestão da SBCD, mas a equipe já pensa em ampliar a ação. “A proximidade das festas natalinas influenciou nessa decisão, pois são pacientes que passarão o final de ano internados, longe dos familiares, mas verificamos se tratar de algo muito positivo e, portanto, pretendemos realiza-la outras vezes ao longo de 2024”, revela Geovana Ortiz. O Hospital Municipal de Cubatão é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto à Prefeitura do Município de Cubatão.