No mês de setembro, o Departamento de Recursos Humanos da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) institucionalizou o Programa Acolher voltado para os quase 5 mil colaboradores com atuação nos diferentes contratos de gestão da organização pelo país.
O programa é um importante canal oficial de acolhimento voltado para colaboradores que enfrentam sofrimento psíquico ocasionado e/ou agravado por violências e eventos adversos no ambiente de trabalho.
É relevante destacar que o acolhimento já era uma prática da área de Recursos Humanos, em parceria com a Medicina do Trabalho e o SESMT (Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho), direcionada a colaboradores que sofriam agressões físicas ou psicológicas no ambiente de trabalho.
O principal objetivo do Programa Acolher é minimizar o dano psíquico decorrente de situações adversas no ambiente profissional. Além disso, busca demonstrar o cuidado e o engajamento da organização em proporcionar um ambiente de trabalho saudável. Dessa forma, com auxílio do programa, os colaboradores têm a oportunidade de contar com uma escuta qualificada e eficiente.
Apesar de institucionalizado no mês de setembro, esse tipo de acolhimento já integrava as ações e práticas da SBCD voltadas ao colaborador. Durante o período desafiador da pandemia de Covid-19 no Brasil, a SBCD estabeleceu um canal de apoio psicológico, permitindo que seus profissionais recebessem o devido acolhimento em situações de violência ou de sofrimento psíquico.
Ações do Programa Acolher
O Programa Acolher atende uma ampla gama de situações, abrangendo desde agressões físicas e verbais até eventos adversos imprevistos, como erros de medicação. Todo e qualquer incidente que possa intimidar o colaborador no ambiente de trabalho ou afetar seu desempenho profissional é tratado com sensibilidade e cuidado.
Vanessa Virginio, gerente de Recursos Humanos da SBCD, destaca a importância do acolhimento psicológico. “Ao longo da vida, as pessoas enfrentam situações desafiadoras e passam por mudanças que podem ser difíceis de lidar. Ter o auxílio de um profissional faz toda a diferença no processo de compreensão e aceitação dessas mudanças, permitindo que sejam trabalhadas de forma mais saudável e equilibrada”, diz.
Para ser atendido pelo programa, o colaborador deve realizar um agendamento através do e-mail acolhimentoinstitucional@sbcdsaude.org.br, com um prazo de retorno de 48 horas. O atendimento é conduzido por um profissional de psicologia e pode ser presencial ou online, dependendo da disponibilidade e preferência do solicitante.
Vanessa ressalta que o apoio oferecido pelo programa destaca que qualquer indivíduo pode ter seu desempenho no trabalho afetado por questões pessoais ou profissionais.
“Entender que quando um colaborador está passando por dificuldades, sua motivação e produtividade podem ser prejudicadas é fundamental. Portanto, o acolhimento psicológico desempenha um papel relevante para as empresas, proporcionando um espaço seguro e organizado para que os colaboradores possam lidar com seus desafios e retornar ao trabalho com um desempenho positivo”, finaliza.
A iniciativa da SBCD é um exemplo de como a preocupação com a saúde mental dos colaboradores é uma prioridade essencial para o sucesso e o bem-estar no ambiente de trabalho.