Nesta quinta-feira, 17, o Hospital Municipal de Cubatão (HMC) recebeu uma visita especial que trouxe sorrisos e momentos de alegria para pacientes internados e colaboradores. Mel e Boris, dois adoráveis golden retrievers, fizeram parte de uma iniciativa do projeto de humanização e comunicação efetiva e não violenta do hospital.
Sob a administração da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de Cubatão, o HMC tem buscado priorizar não apenas a saúde física, mas também o bem-estar emocional e mental de seus pacientes e equipe. A terapia assistida por animais, como a presença carinhosa de Mel e Boris, possibilita efeitos positivos e que ajudam na redução do estresse e ansiedade.
O ambiente hospitalar, por vezes tenso e preocupante, ganha um toque de alegria com a interação dos cães. A conexão entre os pacientes, familiares e colaboradores é enriquecida, e a presença de Mel e Boris também ajuda a criar um ambiente mais acolhedor. A terapia assistida por animais proporciona momentos de distração e diversão, aliviando as tensões cotidianas.
A alegria trazida pelos cães não é apenas uma forma de distração; tem efeitos práticos na saúde emocional das pessoas que interagem com eles. Os pacientes internados podem se sentir mais relaxados, os colaboradores encontram uma pausa para a rotina exigente e os familiares encontram um motivo para sorrir em meio a preocupações.
O objetivo dessa visita é reforçar a missão do HMC de cuidar de forma integral das pessoas. Investir em iniciativas como essa é fundamental para criar um ambiente de cura mais completo e humano, onde não só a saúde física, mas também o bem-estar emocional, é valorizado.