O risco de quedas é um grave problema de saúde pública. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, cerca de 30% das pessoas idosas caem ao menos uma vez por ano. No Brasil, as quedas representam a terceira maior causa de óbito entre pessoas idosas.
Muitas dessas ocorrências podem ser evitadas com ações cotidianas e práticas saudáveis. Desse modo, o Centro de Referência do Idoso da Zona Norte (CRI Norte) realizou, em parceria com o SESC SP, o curso “Autocuidado integral na prevenção de quedas da pessoa idosa”.
O CRI Norte, administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), sob contrato de gestão com o Governo do Estado de São Paulo, desenvolveu cinco aulas que apresentam ferramentas para que o público acima dos 60 anos possa lidar com o medo de quedas e ganhar mais autoconfiança.
As aulas foram ministradas por Jessica Akie Kimura, professora de movimento e terapeuta integrativa com experiência no cuidado ao idoso. Os participantes receberam treinamentos para a atenção plena, corpo e movimentos cotidianos no cultivo do autocuidado, autonomia e a saúde.
O treinamento corporal aconteceu nos dias 27 e 30 de junho; 4, 7 e 11 de julho, no Salão de Eventos do CRI-Norte, localizado na rua Voluntários da Pátria, 4.301. Com uma programação diversificada, o CRI Norte mantém cursos e oficinas ministradas por professores que, em sua maioria, integram o Programa de Voluntariado.
As atividades acontecem semanalmente e envolvem exercícios físicos, artesanato, inclusão digital, workshops, entre outras ações com o objetivo de promover um envelhecimento ativo e saúde, estimulando a independência e autonomia das pessoas idosas.