SBCD

PS de Santana promove reforço na segurança do paciente com treinamento lúdico

19 jun 2023

Equipe do Pronto Socorro Municipal Dr. Lauro Ribas Braga, em Santana (SP).

Uma ação educativa com foco na segurança do paciente está em andamento pelo Pronto Socorro Municipal Dr. Lauro Ribas Braga, em Santana, na região norte da cidade de São Paulo. A unidade, popularmente conhecida como PS de Santana, vem reforçando as Seis Metas de Segurança do Paciente junto aos colaboradores por meio de atividades lúdicas e brindes.

O PS é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de São Paulo, e entre os dias 15 e 20 de junho a equipe multidisciplinar do Núcleo de Segurança do Paciente da unidade promove essa ação educativa abordando temas que envolvem o trabalho cotidiano na assistência à população.

Os colaboradores do PS de Santana são convidados a participar de um jogo de perguntas e respostas, semelhante a um quiz, no qual existem questionamentos sobre protocolos preconizados no atendimento ao paciente. São perguntas sobre a higienização das mãos, comunicação efetiva e redução de infecções relacionadas ao cuidado, prevenção de quedas, entre outras.

Durante a ação os colaboradores com mais acertos na atividade recebem um brinde como reconhecimento, além de reforçar os protocolos assistenciais e garantir a manutenção dos cuidados ao paciente de acordo com que é preconizado no ambiente hospitalar.

A Seis Metas de Segurança do Paciente

As metas internacionais de segurança do paciente foram estabelecidas pela Joint Commission International (JCI), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS). As seis metas são:

  • Identificar o paciente corretamente;
  • Melhorar a eficácia da comunicação;
  • Melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância;
  • Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto;
  • Reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde;
  • Reduzir o risco de danos ao paciente, decorrente de quedas.

Além de promover melhorias específicas na segurança do paciente, a metas também auxiliam de forma estratégia o trabalho dos profissionais de saúde durante o atendimento assistencial.

Pular para o conteúdo