
Nesta quinta-feira (25), celebramos o aniversário de criação do Ministério da Saúde. Instituído oficialmente em 1953 por meio da Lei nº 1.920, sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas. A criação da pasta marcou um passo fundamental na história da saúde pública brasileira. Permitindo uma atuação mais estruturada na formulação e coordenação de políticas de saúde em todo o território nacional.
Antes disso, ações voltadas à saúde pública estavam vinculadas ao Ministério da Educação e Saúde. Com a fundação do Ministério da Saúde, o Brasil passou a contar com um órgão próprio para liderar iniciativas como campanhas de vacinação, vigilância sanitária, controle de doenças e promoção do bem-estar da população.
A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) reconhece a importância do aniversário do Ministério da Saúde como um momento de valorização do Sistema Único de Saúde (SUS). E de todos os profissionais que dedicam sua expertise e sensibilidade ao cuidado com a vida. Como organização social de saúde, a SBCD reafirma seu compromisso com a gestão eficiente e humanizada dos serviços públicos de saúde, atuando em parceria com o poder público para fortalecer o SUS e ampliar o acesso à saúde de qualidade.