SBCD

Caminho e Prosa: Humanização no PAI-ZN Transforma Cuidado em Acolhimento

16 ago 2024

A SBCD traz uma série sobre iniciativas de humanização promovidas pelo PAI-ZN, na capital paulista. Nessa primeira parte, confira o projeto “Caminho e Prosa”

Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Zona Norte (PAI-ZN). Foto SBCD.

O Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Zona Norte (PAI-ZN), localizado na área do Complexo Hospitalar do Mandaqui, em São Paulo, tem se destacado pela sua abordagem humanizada no atendimento aos pacientes.

A unidade, administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) desde 2023, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria de Estado da Saúde, tem entre as suas propostas de humanização e compromisso com o bem-estar a iniciativa “Caminho e Prosa”.

Essa Iniciativa do PAI-ZN propõe a caminhada pelo complexo hospitalar, acompanhada por um momento de conversa. O “Caminho e Prosa” não só promove uma melhora no autoconceito e na autoestima dos pacientes, mas também fortalece a sensação de competência, controle e autossuficiência, aspectos fundamentais para a saúde mental.

“O alcance dos objetivos assistenciais passa pelo tratamento médico, mas também pela criação de vínculos entre médico e paciente, ou entre paciente e unidade, que proporcionam menos estresse, bem como a humanização no processo de cuidado”, destaca Nilha Bethânia Leão Alves, coordenadora assistencial do PAI-ZN. Ela também reforça que a unidade busca oferecer comodidade, conforto e tranquilidade ao paciente como parte essencial do tratamento.

Com o auxílio da caminhada é possível melhorar o humor, além de ajudar na própria saúde mental. Foto SBCD.

A caminhada não só melhora o humor e o estado de alerta, como também alivia sintomas secundários, como baixa autoestima, retraimento social, fadiga e medo de discriminação. Além disso, a percepção de controle sobre eventos externos e o sentimento de competência social são aspectos sociais promovidos por essa atividade. Anterior a qualquer saída, o paciente é cuidadosamente avaliado por uma equipe multiprofissional, garantindo que os riscos inerentes ao seu tratamento sejam minimizados.

O “Caminho e Prosa” é apenas uma das várias atividades que o PAI-ZN promove para tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor e sensível às necessidades dos pacientes. Como parte de uma série sobre humanização no atendimento, vamos destacar em próximas notícias outras iniciativas desenvolvidas pela unidade, que continuam a transformar o cuidado em uma experiência de acolhimento.

Em breve vamos falar das ações como “Inclusão de atividades recreativas no Pronto Socorro”, do projeto “Conectados”, da iniciativa “Saúde do Idoso” e da ação “Hoje é Só Alegria”.

Pular para o conteúdo