SBCD

SBCD participa do I Fórum da Linha do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM)

4 jul 2024

Encontro abordou o manejo da Urgência e Emergência Cardiovascular. Na oportunidade, foram apresentados os resultados obtidos na UPA Jaçanã

A UPA Jaçanã recebeu o “Selo IAM – 2024, Unidade Amiga do Coração”. Foto SBCD.

O atendimento do paciente com infarto agudo do miocárdio na rede de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP) foi o tema do I Fórum da Linha do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), realizado no Auditório da Universidade UNINOVE – Campus Vergueiro, em 24 de junho. Na oportunidade, diversos serviços que atuam no município promoveram apresentações a respeito dos respectivos trabalhos realizados. Dentre eles, destaque para Dr. Kauê de Cezaro dos Santos, Diretor Técnico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaçanã, que mostrou aos participantes os resultados obtidos pela Unidade em relação ao manejo da Urgência e Emergência Cardiovascular.

Dr. Kauê de Cezaro dos Santos durante a sua apresentação. Foto SBCD.

Um recorte de maio/23 a maio/24 foi traçado, apresentando números a respeito da quantidade de pessoas atendidas e o tempo médio de duração da jornada do paciente dentro da Unidade. Também foram apresentadas descrições de casos clínicos e discutidos planos de ação, bem como as opções de tratamento. “O I Fórum da Linha do Infarto Agudo do Miocárdio constatou a capacidade que a UPA Jaçanã possui para garantir um atendimento rápido, precoce, individualizado e acima de tudo correto para o paciente que chega à Unidade com esse problema. Tivemos a oportunidade de apresentar o crescimento e a eficácia que obtivemos na redução do tempo para atendimento, aumentando a chance de sobrevida do paciente frente a uma doença tão grave quanto essa. Foi muito importante também podermos pontuar sobre a capacidade que toda a equipe teve em aprimorar o atendimento frente às dores torácicas”, declarou Dr. Kauê de Cezaro dos Santos, Diretor Técnico da UPA Jaçanã.

Da esq. para dir.: Maíra Borgado da Silva, da Regulação de Urgência e Emergência da CRSN (Coord. Regional de Saúde Norte); Dr. André Ramos Neto, diretor Técnico do PS de Santana; e Paula Martins, coordenadora de Enfermagem do PS Santana. Foto SBCD.

Durante o evento, tanto a UPA Jaçanã quanto o Pronto Socorro Municipal Dr. Lauro Ribas Braga (PSM Santana) foram agraciados com o “Selo IAM – 2024, Unidade Amiga do Coração”, em reconhecimento às boas práticas no atendimento dos pacientes com infarto agudo do miocárdio. “O que tivemos aqui foi uma troca de experiências muito importante para todos os agentes envolvidos nesse processo, uma valiosa forma de debater as boas práticas e constatar como o serviço está sendo referenciado dentro do município. A participação da UPA Jaçanã e do Pronto Socorro Santana mostra a importância que esses equipamentos possuem para a cidade e o quanto eles podem contribuir para uma melhor qualidade de vida da população”, ponderou Carla Casaes, coordenadora da Média Complexidade da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) para o contrato de gestão junto à Prefeitura do Município de São Paulo, na Zona Norte da capital.

Da esq. para dir.: Dr. Kauê dos Santos, Diretor Técnico da UPA Jaçanã; Ana Paula Bertoni, coordenadora de Enfermagem da UPA Jaçanã; Paula Martins, coordenadora de Enfermagem do PS de Santana; e Carla Casaes, gerente Assistencial de Urgência e Emergência Ambulatorial da SBCD. Foto SBCD.
Pular para o conteúdo