SBCD

Semana de prevenção de quedas em pessoas idosas: Centro de Referência do Idoso promove palestras de orientação e conscientização

29 jun 2024

Apresentações ministradas por especialistas ocorreram no dia 25 de junho, no Salão de Eventos do AME CRI Norte

O risco de quedas é um grave problema de saúde pública. A queda pode trazer consequências graves, tais como fraturas, internações, redução da independência, depressão e até mesmo levar à morte. A Organização Mundial de Saúde (OMS) registra, anualmente, um milhão de fraturas de fêmur em idosos no mundo. No Brasil, as quedas representam a terceira maior causa de óbito entre pessoas idosas.

Por sua vez, a boa notícia é que muitas dessas ocorrências podem ser evitadas com ações cotidianas e práticas saudáveis. Assim, o Ambulatório Médico de Especialidades do Centro de Referência do Idoso (AME CRI Norte) promove palestras com o intuito de conscientizar e orientar os idosos frequentadores do Centro sobre a importância da prevenção e dos cuidados necessários a serem tomados para minimizar os riscos de quedas.

As atividades foram voltadas ao público a partir dos 60 anos. Na oportunidade, o professor e educador físico Mauro Ferreira falou sobre a prática de atividades físicas voltadas à pessoa idosa como forma de prevenir e minimizar o risco de quedas, enquanto que o fisioterapeuta Lucas Tavares abordou os cuidados para prevenção de quedas em domicílio.

Segundo Mauro Ferreira, anualmente, no Brasil, cerca de 30% das pessoas com 60 anos ou mais apresenta episódio de queda. “Esse é um dos principais fatores de risco para a saúde do idoso, pois pode resultar em uma série de consequências danosas, com graus variados de comprometimento funcional”, alerta o professor e educador físico.

O fisioterapeuta Lucas Ferreira apontou alguns cuidados necessários para minimizar o risco de quedas em domicílio. “Não deixar objetos guardados em móveis muito altos, em que a pessoa precise se utilizar de uma escada para alcançá-los; checar se todos os ambientes da casa estão bem iluminados; corredores de passagem sem obstruções; ausência de tapetes pela casa; instalação de barras na área de banho e próximo ao assento do vaso sanitário estão entre eles”, orienta.

O AME CRI Norte é um ambulatório de atenção secundária do Sistema Único de Saúde (SUS) especializado na atenção à saúde do idoso, e presta assistência interdisciplinar ambulatorial à pessoa idosa por meio de ações de prevenção, diagnóstico, terapia, reabilitação e de atividades do Centro de Convivência, potencializando o envelhecimento ativo. O Centro foi idealizado pela Secretaria de Estado da Saúde e é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD).

Pular para o conteúdo