SBCD

Serviço 192 de Itu reforça compromisso com a segurança do paciente

15 mar 2024

Serviço 192 de Itu recebe treinamento sobre as 6 Metas de Segurança do Paciente. Foto SBCD.

No dia 15 de março, o Serviço 192 de Itu, no interior de São Paulo, dedicado ao atendimento de urgências e emergências, promoveu um treinamento abordando as 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente. A atividade foi direcionada a todos os profissionais do 192 e teve como facilitadora a enfermeira Giulia Souza Andrade, integrante do Núcleo de Educação Permanente da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), responsável pela gestão do serviço.

Essas 6 metas de segurança incluem a Identificação Correta do Paciente, Comunicação Efetiva, Melhorar a Segurança dos Medicamentos, Cirurgia Segura, Reduzir o Risco de Infecções Associadas aos Cuidados e Reduzir o Risco de Danos aos Pacientes Resultantes de Lesões por Pressão e Quedas.

Eva Vilma Garcia, supervisora de Enfermagem do 192, enfatizou a importância desse treinamento como uma reciclagem dos serviços e protocolos, destacando que isso amplia e garante o cuidado no atendimento à população. Segundo ela, “é importante que o profissional da enfermagem, enquanto protagonista do cuidado, esteja diretamente envolvido nesse processo de garantir as boas práticas através do cumprimento das metas internacionais de segurança do paciente. Esse comprometimento se estende também ao atendimento pré-hospitalar do 192”, reforça.

Administrado pela SBCD por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de Itu, o Serviço 192 enfatiza a importância desses treinamentos mensais para manter todos os profissionais atualizados em relação aos protocolos de atendimento aos pacientes. Essa iniciativa reafirma o compromisso da equipe em proporcionar um serviço de qualidade e seguro à comunidade ituana.

Pular para o conteúdo