SBCD

SBCD assume gestão do Hospital do Povo em Iturama, Minas Gerais

27 fev 2024

A organização social foi a vencedora do certame e passa a administrar a unidade referência para mais de 40 mil habitantes

Hospital do Povo, no município de Iturama, em Minas Gerais. Foto: SBCD

A mais recente conquista da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) é a gestão do Hospital Municipal Delfina Alves Barbosa, conhecido como Hospital do Povo, em Iturama, interior de Minas Gerais. A transição administrativa ocorreu após a participação da organização no processo de licitação realizado pela Prefeitura de Iturama, no mês de fevereiro.

Localizado na rua Cidade do Prata, no Centro de Iturama, próximo à divisa com o Estado de São Paulo, o Hospital do Povo é uma unidade de saúde de porta aberta, atendendo demanda espontânea e servindo como referência para uma população estimada em mais de 40 mil habitantes. Operando integralmente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o hospital oferece atendimento ambulatorial e serviço de urgência e emergência 24 horas.

Com 40 leitos distribuídos em clínica médica, pediatria e psiquiatria, o hospital também conta com o Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT). Além de sala cirúrgica, de preparo e de recuperação, a unidade mantém uma gama de serviços especializados, abrangendo áreas como cardiovascular, fisioterapia, hemoterapia, reabilitação, atenção psicossocial, oftalmologia, diagnóstico por imagem, laboratório, entre outros.

Segundo o Superintendente de Média e Alta Complexidade da SBCD, Mario Sapede, “o Hospital de Iturama é uma joia do serviço público do munícipio de Iturama e região, e foi esse potencial que nos chamou a atenção para demonstrar interesse em fazer parte deste grande projeto. Reforço nosso compromisso como instituição em transformá-lo em um Hospital referência e modelo para os demais Hospitais do interior de Minas Gerais”.

O Hospital do Povo, em Iturama, desempenha um papel crucial como referência para outras regiões, incluindo os municípios de Carneirinho, Limeira do Oeste, São Francisco de Sales e União de Minas. Com a gestão agora sob responsabilidade da SBCD, os objetivos envolvem o fortalecimento assistencial e promoção da saúde e bem-estar da comunidade local e arredores.

Entrada do Pronto Socorro do Hospital do Povo – Foto: SBCD

Origens do Hospital do Povo: um marco na história de Iturama

Inaugurado em abril de 2010, o Hospital do Povo representa uma conquista emblemática para Iturama, município com raízes que remontam a 1720, quando a região foi marcada pela descoberta de ouro e diamantes.

A história da cidade tem início com a doação de terras pela fazendeira Francisca Justiniana de Andrade, que reconheceu o potencial da área e incentivou a formação de um povoado. Esse enclave inicial, em devoção à padroeira local, foi batizado como Santa Rosa.

Com o passar dos anos, o destino da localidade sofreu transformações significativas. Em 1938, o povoado ascendeu à categoria de distrito, incorporando-se a Campina Verde, mas foi em 1943 que recebeu o nome de Camélia. A trajetória evolutiva culminou em 1948, quando Iturama conquistou sua emancipação, adotando o nome definitivo que se traduz como “cidade de muitas quedas de água” no idioma tupi.

Agora, com a SBCD assumindo a gestão do Hospital do Povo, novas perspectivas surgem para a unidade de saúde. A SBCD está comprometida em promover melhorias administrativas, assistenciais e de segurança ao paciente na unidade, com início das ações pela organização já nas primeiras semanas de administração.

Sobre a SBCD

A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) é uma organização social com atuação em diversos estados do país, incluindo São Paulo, Piauí e Minas Gerais. Com mais de 80 anos de fundação, a SBCD conta atualmente com mais de 6,6 mil colaboradores. A sua missão está na promoção de soluções administrativas e assistenciais na área da saúde por meio de metodologias desenvolvidas e aplicadas no atendimento gratuito e de qualidade à população dependente do SUS, sendo referência em qualidade, segurança e humanização.

Pular para o conteúdo