SBCD

UBSs administradas pela SBCD participam do Dia D de combate à dengue promovido pela Prefeitura de SP

2 fev 2024

As UBSs da capital estarão mobilizadas nas ações de eliminação dos focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de São Paulo promove neste sábado, 3 de fevereiro, o Dia D de combate à dengue em toda a capital. As 471 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas das 8h às 17h. A iniciativa visa intensificar as ações de eliminação dos focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A força-tarefa contra o mosquito transmissor da dengue está sendo organizada pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Na zona norte da capital, as UBSs administradas pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de São Paulo, integram a ação de combate à dengue. Além de reunir todas as UBS da cidade, a estratégia também reúne os agentes de combate às endemias (ACEs) das 28 Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) e os agentes comunitários de saúde (ACSs) e da capital. Elas realizarão ações de controle casa a casa, com bloqueios de criadouros, identificação de pontos de água parada e outros focos de reprodução do mosquito, orientações sobre prevenção e cuidados, inspeção de imóveis especiais e pontos estratégicos, a exemplo de ferros-velhos, oficinas de desmanche de veículos, borracharias, cemitérios, entre outros.

Todas as UBSs da cidade estarão abertas para o atendimento aos pacientes que apresentarem sintomas da dengue, como febre alta, dores no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. As unidades estão abastecidas com testes rápidos para a doença. Os cidadãos podem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência na plataforma Busca Saúde.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

Pular para o conteúdo