SBCD

SBCD assume AMEs de Promissão e Andradina e amplia atuação no interior de SP

22 jan 2024

Com Ambulatórios Médicos de Especialidades, Sociedade Brasileira Caminho de Damasco amplia atuação no interior de São Paulo e reafirma seu compromisso com a excelência e profissionalismo na gestão de serviços de saúde

A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) escreveu, em 2024, mais um capítulo de sua história ao assumir a gestão das unidades de Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) das cidades de Andradina e de Promissão, no interior do estado de São Paulo.

Os contratos de gestão firmados junto à Secretaria Estadual de Saúde tiveram início em 1º de janeiro de 2024 e cada contrato possui prazo de vigência de cinco anos. Neles estão previstas a realização de consultas ambulatoriais de especialidades (primeira consulta, interconsultas e consultas subsequentes, os chamados retornos), além de procedimentos terapêuticos feitos por especialidades não médicas, cirurgias ambulatoriais e serviços de apoio diagnóstico e terapêutico externo.

Inaugurado em 2010, o AME Andradina oferta 23 especialidades médicas, entre Anestesiologia; Cardiologia; Cirurgia Geral; Cirurgia Vascular; Dermatologia; Endocrinologia; Endocrinologia Infantil; Gastroenterologia; Ginecologia; Infectologia; Mastologia; Nefrologia; Neurologia; Neurologia
Infantil; Obstetrícia de Alto Risco; Oftalmologia; Ortopedia; Otorrinolaringologia; Pneumologia; Pneumologia Infantil; Proctologia; Reumatologia e Urologia.

Já no AME Promissão, que funciona desde de 2011, são 14 especialidades ofertadas, sendo Cardiologia; Cirurgia Vascular; Dermatologia; Endocrinologia; Gastroenterologia; Ginecologia; Mastologia; Neurologia; Oftalmologia; Ortopedia; Otorrinolaringologia; Pneumologia; Reumatologia e Urologia.

Para Luiza Procópio de Carvalho, coordenadora técnica assistencial da SBCD, a expansão da atuação para cidades do interior paulista, assumindo outros contratos com o governo do estado de São Paulo, é extremamente relevante, pois “amplia o alcance da instituição, possibilitando a prestação de serviço de excelência nos municípios de atuação. A assunção desses contratos reforça o compromisso da SBCD em fornecer serviços de saúde de qualidade em diversas regiões, contribuindo para a melhoria do sistema de saúde”.

Renée Ariadne Duarte, diretora de Serviços de Saúde do AME Andradina, encara positivamente a chegada da SBCD na gestão da unidade. “Acredito que iremos evoluir muito em processos de trabalho e, consequentemente, ofertar à toda a população da área de abrangência deste ambulatório um atendimento com mais qualidade e resolutividade”, revela.

Esse otimismo é igualmente expressado pela diretora de Serviços de Saúde do AME Promissão, Breila Polyanna Diosti Gagliardi. “A SBCD é uma organização social reconhecida por sua excelência na administração de serviços de saúde e traz consigo uma reputação consolidada e um compromisso notável. A implementação de práticas modernas de gestão, aliada a um comprometimento contínuo com a atualização tecnológica e a capacitação de profissionais de saúde, levará a um significativo aprimoramento nos cuidados oferecidos à população local e municípios adjacentes”, afirma.

Transição e integração

A primeira reunião para a transição da gestão dos Ambulatórios Médicos de Especialidades das cidades de Andradina e de Promissão, com a participação dos membros da coordenadoria de gestão de contratos de serviços de saúde e da coordenadoria de serviços de saúde, aconteceu ainda em 2023, no dia 14 de dezembro.

Já o processo de implantação dos AMEs ocorreu simultaneamente nas duas unidades, em fases distintas. Na primeira fase, realizada entre os dias 18 e 21 de dezembro, a equipe de transição realizou um mapeamento das unidades, identificando áreas de atuação, oportunidades de melhorias e pontos relevantes para continuidade. Além disso, foram realizadas reuniões com líderes para alinhamentos e preparação para uma transição tranquila e transparente.

A partir do início de 2024, aconteceu a fase de implantação, na qual equipes multidisciplinares desempenharam um papel de padronização dos processos. Foram implementadas políticas, procedimentos e fluxos da SBCD.

De acordo com Luiza Procópio de Carvalho, coordenadora técnica assistencial da SBCD, tais fases são de grande importância, pois “fortalecem ainda mais os processos que já estavam em execução e representam um esforço coordenado para assegurar uma implantação eficiente”.

Para a diretora de Serviços de Saúde do AME Promissão, Breila Polyanna Diosti Gagliardi, o período de transição foi “muito significativo para fortalecer a equipe e enfrentar desafios com mais expertise”.

No AME Andradina, Renée Ariadne Duarte, diretora de Serviços de Saúde, também revela o otimismo com que os colaboradores receberam a nova gestão.

De acordo com a diretora, há expectativa de “estabelecer uma parceria de muita prosperidade somando à SBCD as experiências dos colaboradores”, finaliza.

Trabalho a todo vapor

Atualmente a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) é responsável pela gestão de unidades de saúde em contratos com as prefeituras das cidades de São Paulo, Garça, Itu e Jacareí, no interior paulista, além de Cubatão, na Baixada Santista.

A SBCD também é responsável pela gestão do Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Zona Norte, e dos AMEs CRI Norte, Andradina e Promissão, todos em contratos de gestão firmados junto ao Governo do Estado de São Paulo.

No estado do Piauí, a SBCD possui contrato para a gestão da Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho, também chamada como Hospital do Mocambinho, na capital Teresina.

Pular para o conteúdo