SBCD

SBCD e Hcor: Telecardiologia chega às UPAs de Itu e Jacareí, no interior de SP 

11 dez 2023

Os equipamentos de saúde integram o projeto “Boas Práticas”, realizado pelo Proadi-SUS, que usa a telecardiologia no diagnóstico dos casos cardiovasculares no serviço de urgência

UPA 24h Nossa Senhora, no município de Itu (SP).

Graças ao empenho e dedicação das equipes locais, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Nossa Senhora Aparecida, em Itu, e Dr. Thelmo de Almeida Cruz, em Jacareí, alcançaram um novo marco na prestação de serviços de saúde. Isso se deve à implementação da telecardiologia, desenvolvida no âmbito do do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), financiado com recursos de imunidade tributária concedidos aos hospitais filantrópicos de excelência reconhecidos pelo Ministério da Saúde.

As UPAs, administradas pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão com as prefeituras de Itu e Jacareí, foram contempladas pelo programa e integram desde novembro o projeto “Boas Práticas” de telecardiologia.

O projeto, em parceria com o Ministério da Saúde, prefeituras locais, Hospital do Coração (HCor) e SBCD, visa aprimorar a qualidade assistencial e segurança do paciente, com foco no diagnóstico ágil de condições cardíacas, como o infarto agudo do miocárdio (IAM) e arritmias cardíacas.

A inovação proporcionada pela telecardiologia permite que os exames de eletrocardiograma de urgência realizados nas UPAs tenham seus laudos emitidos por especialistas, em tempo real, pelo HCor, referência em cardiologia na cidade de São Paulo.

“A unidade passa a contar com um aparelho onde é traçado o eletro, que já é enviado para os médicos de uma central, que acompanham o desenvolvimento do tratamento do paciente, melhorando o tempo-resposta de tratamento, diminuindo a mortalidade e sequelas futuras da parte cardiológica”, explica Aguida Fernandes, secretária-ajunta de Saúde do município de Jacareí.

“Esse é mais um ganho para a saúde pública de Itu. A brevidade e qualidade da investigação são de grande relevância para fecharmos o diagnóstico e, por isso, sempre investimentos em treinamentos e equipamentos. A conquista desse projeto de telecardiologia do Proadi-SUS vem somar ao trabalho que é feito em nossa cidade”, destacou a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo.

Essa agilidade é crucial, considerando que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo o Infarto Agudo de Miocárdio responsável por aproximadamente 360 mil mortes anuais no Brasil.

“A participação das UPAs representa um forte compromisso da SBCD e das prefeituras parceiras pela incorporação de tecnologias já comuns na saúde privada, agora para a população do sistema público de saúde. Além da redução na fila de espera, o projeto possibilita uma avaliação e laudo obtido com profissionais de referência em todo o país para avaliação e definição de desfechos clínicos”, explica Mario Sapede, superintendente de Média e Alta Complexidade da SBCD.

“No projeto, cada UPA recebeu equipamento de eletrocardiograma, notebook, entre outros itens sem qualquer custo adicional as unidades. A SBCD promoveu os treinamentos necessários com a equipe e o projeto começou já em novembro com duração de um ano”, explica o gerente de Média e Alta Complexidade da SBCD, Ricardo Borba.

UPA 24h Dr. Thelmo de Almeida Cruz, em Jacareí (SP).

Forte apoio ao SUS

Dante Hideo Uemura, médico e diretor técnico da UPA de Itu, ressalta a relevância desse avanço, afirmando que “o diagnóstico rápido proporcionado pela telecardiologia possibilitará um atendimento ainda mais adequado e eficaz ao paciente, marcando um diferencial significativo em nossa rotina de cuidados”.

O projeto “Boas Práticas” é parte do compromisso conjunto da SBCD, HCor, Ministério da Saúde e prefeituras locais em fortalecer e apoiar o Sistema Único de Saúde (SUS), reforçando a importância da parceria público-privada e organizações sociais de saúde, na busca por soluções inovadoras.

“O objetivo é qualificar o serviço quanto ao manejo clínico na linha de atenção à cardiologia, assim como nas urgências cardiovasculares com ajuda do uso de ferramentas conectadas e interativas”, explica Nádia Aparecida Leite, coordenadora e responsável técnica na UPA de Jacareí.

Vale ressaltar que, juntas, as UPAs de Itu e Jacareí prestaram mais de 230 mil atendimentos apenas no primeiro semestre de 2023, evidenciando a eficiência e o comprometimento com a saúde da comunidade.

A implementação bem-sucedida do projeto “Boas Práticas” reforça o papel da tecnologia na promoção da saúde cardiovascular e destaca o compromisso das UPAs de Itu e Jacareí no oferecimento da qualidade assistencial, cada vez mais ágil e eficiente à população.

“Este é um passo significativo na melhoria contínua dos serviços de saúde e no enfrentamento das doenças cardiovasculares, visando salvar vidas e promover o bem-estar da comunidade”, finaliza o Mario Sapede.

Pular para o conteúdo