SBCD

Ação especial nas Unidades de Saúde da Família de Garça promove cuidados masculinos no Novembro Azul

13 nov 2023

As USFs de Garça promoveram uma ação especial voltado ao Novembro Azul.

Na última sexta-feira, dia 10 de novembro, as Unidades de Saúde da Família (USF) do município de Garça, localizado no interior de São Paulo, promoveram uma ação especial em alusão ao Novembro Azul. A iniciativa teve como foco a saúde masculina, visando a conscientização e prevenção do câncer de próstata.

Durante a ação, homens com idades entre 50 e 69 anos foram incentivados a procurar as unidades de saúde para solicitar o exame PSA Total, uma ferramenta importante na detecção de alterações que podem indicar a presença do câncer de próstata.

O exame, realizado a partir de uma simples amostra de sangue, foi oferecido como parte das estratégias de saúde desenvolvidas pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com a Prefeitura de Garça e a Secretaria Municipal de Saúde.

“Além da oferta do exame, a ação abrangeu a Campanha de Multivacinação, destinada a crianças de 0 a 15 anos, e a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e influenza para todas as faixas etárias. Essa abordagem integrada reforça o compromisso das unidades de saúde em alcançar diversas frentes de cuidado e prevenção, contribuindo para a saúde da comunidade”, explica Mariangela Agostini, supervisora assistencial da SBCD em Garça.

Vale ressaltar que as Unidades de Saúde da Família do município de Garça são administradas pela SBCD, por meio de um Termo de Colaboração com a Prefeitura. A parceria entre as entidades demonstra o empenho conjunto em promover ações abrangentes que beneficiam a população.

O câncer de próstata é o segundo tipo mais incidente na população masculina em todo o Brasil, sendo a idade o principal fator de risco. Homens a partir dos 60 anos estão mais propensos, assim como aqueles com histórico familiar de câncer de próstata e obesidade para tipos histológicos avançados.

Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata incluem o PSA e o toque retal. O PSA mede no sangue o antígeno prostático específico, uma proteína produzida pela próstata, enquanto o toque retal avalia tamanho, volume, textura e forma da glândula. Ambos são essenciais para a identificação precoce de possíveis alterações e são recomendados mediante suspeita da doença.

De acordo com Rodrigo Mariano, coordenador administrativo da SBCD no município, “a ação, que ocorreu em horário estendido das 17h às 20h em todas as unidades de saúde na cidade, representa um passo significativo na promoção da saúde masculina, reforçando a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de próstata”.

Mariano ainda destaca que novas ações estão previstas nas unidades durante o mês de novembro, bem como orientações e a continuação da campanha junto aos usuários dos serviços nas unidades. Para conferir a USF mais próxima basta acessar a lista com o endereço e contato de todas as unidades no site da SBCD clicando AQUI.

Pular para o conteúdo