SBCD

Programa PAI da região da UBS Wamberto Dias da Costa é destaque na Folha de S.Paulo

18 out 2023

Antenor dos Santos, 85, é um dos idosos atendidos pelo PAI (Programa Acompanhante de Idosos). Foto Lucas Seixas/Folhapress

Nesta quarta-feira, 18 de outubro, foi publicada matéria no site do Jornal Folha de S.Paulo destacando o trabalho realizado pelo PAI (Programa Acompanhante de Idosos) existente no serviço municipal de saúde da Prefeitura de São Paulo. Além de trazer dados sobre o número de pessoas idosas no município, entre outras informações que retratam a saúde desse público e a importância de programas que estimulem o autocuidade, a autonomia e a socialização, a reportagem detalha como funciona o PAI e revela a história de alguns idosos atendidos por esse serviço.

A matéria traz Maria Isabel Mateus, de 74 anos, um das pessoas atendidas pelo programa na região da UBS Wamberto Dias Costa, na Vila Mazzei, na zona norte da capital. O serviço e a UBS na zona norte são administradas pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de São Paulo. Na reportagem, Isabel conta que há um ano perdeu a cachorra de estimação e que por conta disso teve depressão. “Eu parei de comer e não tinha força para andar até o portão”, disse.

Isabel passou a ser atendida pelo programa vinculado a UBS Wambeto Dias da Costa após passar em um pronto-socorro por causa de um mal-estar. Por não ter condições de manter um autocuidado adequado, a equipe do PAI foi notificada e, sem seguida, iniciou o seu trabalho com a idosa. Atualmente, Maria Isabel vive com outro cachorro e recebe visitas de uma acompanhante do PAI uma vez por semana. Ela também participa de encontros com outros atendidos no Horto Florestal, também na zona norte.

Para ler a matéria completa basta CLICAR AQUI.

Pular para o conteúdo