SBCD

Seminário do Coren-SP conta com a participação de supervisora de enfermagem da SBCD

11 out 2023

Joyce Mattos participou do 11° Seminário das Comissões de Ética de Enfermagem do Coren-SP.

A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) teve a honra de destacar a participação de Joyce Mattos de Oliveira, supervisora de Enfermagem e presidente da Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaçanã, no 11º Seminário das Comissões de Ética de Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP).

Localizada na zona norte da capital paulista, a UPA Jaçanã é administrada pela SBCD por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de São Paulo. No evento, Joyce foi convidada a abordar o tema “Inteligência Emocional para Profissionais da Saúde”. O seminário ocorreu em dois dias no mês de agosto, no campus Paraíso da Universidade Paulista, e teve como destaque a iniciativa realizada na UPA Jaçanã.

Durante o seminário, Joyce abordou como referência a iniciativa da CEE da UPA Jaçanã no mês de junho, cujo objetivo foi sensibilizar a equipe para gerir emoções e comportamentos em meio a adversidades e situações conflituosas. A ação buscou estimular os colaboradores a agirem com empatia, melhorando sua comunicação, performance, trabalho em equipe, mediação de conflitos, negociação e liderança.

O seminário do Coren-SP, que é realizado anualmente, oferece orientações sobre as normas que regem o exercício profissional da enfermagem por meio de palestras sobre temas relevantes e a importância das CEE, além de simulações de julgamentos éticos.

Após o evento, Joyce expressou seu orgulho em participar do seminário e reforçar o trabalho prestado pela UPA Jaçanã, com destaque para o papel fundamental desempenhado pela Comissão de Ética de Enfermagem e importância desse trabalho tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes.

“Quando temos controle sobre as emoções, fica mais fácil lidar em situações de pressão, não cometer erros, fazer mudanças repentinas, tomar ações assertivas, acolher pessoas necessitadas em desequilíbrio emocional, e não trazer problemas pessoais para o ambiente de trabalho, nem os levar para fora dele”, explica.

Carla Casaes, coordenadora assistencial da SBCD, elogiou o trabalho de Joyce e enfatizou a importância dessas iniciativas que buscam adquirir conhecimento e compartilhá-lo com outros profissionais, a fim de alcançar um objetivo comum de maior assertividade no trabalho realizado.

“Essa colaboração e dedicação são elementos-chave para o contínuo avanço da qualidade dos cuidados de saúde oferecidos pela UPA Jaçanã e por todas as instituições comprometidas com a ética e a excelência na enfermagem”, finaliza.

Pular para o conteúdo