SBCD

UBS Jardim das Pedras capacita idosos com a oficina “Conecta-mente 60+”

1 ago 2023

Localizada na zona norte de São Paulo, a UBS promove orientações sobre o uso da internet para a terceira idade, visando a independência e cuidados com a saúde

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim das Pedras, administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de São Paulo, desenvolveu uma oficina de tecnologia voltada ao público acima dos 60 anos.

Com um olhar voltado para a terceira idade, a UBS realizou no mês de julho a oficina “Conecta-mente 60+”, um projeto que ensina idosos a utilizarem a internet, destacando o aplicativo “Agenda Fácil” da Prefeitura de São Paulo.

O principal objetivo da oficina é proporcionar aos idosos os conhecimentos necessários para a navegação na internet e a utilização de aplicativos essenciais para o cotidiano, tanto em atividades de entretenimento quanto em questões relacionadas à saúde, como agendamentos de consultas e utilização de outros serviços disponíveis no celular.

A oficina “Conecta-mente 60+” foi dividida em quatro módulos, realizados em encontros semanais e com duração de uma hora cada. Os encontros são conduzidos por uma técnica de enfermagem e por um agente comunitário de saúde, ambos da EASPI (Equipe de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa) e com atuação dedicada à unidade.

Esse comprometimento e dedicação dos voluntários foram fundamentais para o sucesso da oficina, que teve início no dia 5 de julho e foi concluída no dia 26 do mesmo mês.

Participantes da oficina “Conecta-Mente” da UBS Jd. das Pedras.

Ao longo do curso, aproximadamente dez idosos participaram ativamente, adquirindo novas habilidades e conhecimentos. Como reconhecimento pelo esforço e dedicação dos participantes, a UBS Jardim das Pedras presenteou cada um dos participantes com um certificado, destacando a importância dessa iniciativa no estímulo à inclusão digital da terceira idade.

Tamanha foi a adesão ao projeto que a UBS agora abre uma nova lista de interessados para a formação de novas turmas do “Conecta-mente 60+”. A demanda demonstra o interesse da comunidade idosa em aprender e utilizar as tecnologias digitais, buscando assim uma maior independência e autonomia no dia a dia.

A gerente da unidade, Nurya Huard, ressalta a importância dessa oficina e o impacto positivo que ela tem causado na vida dos participantes. “Esse projeto tem sido uma verdadeira oportunidade. Ao aprenderem a usar a internet e o aplicativo ‘Agenda Fácil’, eles se sentem mais confiantes e independentes, podendo cuidar melhor de sua saúde e aproveitar mais as possibilidades que a tecnologia oferece”, conclui.

Pular para o conteúdo