SBCD

Em 120 dias SBCD já realizou mais de 7 mil atendimentos médicos e 33 mil exames de imagem no Hospital Municipal de Cubatão

19 jul 2023

Nos quatro meses de gestão pela SBCD, hospital voltou a atender exclusivamente pelo SUS com assistência em diferentes especialidades

Fachada do Hospital Municipal de Cubatão

Em março de 2023, a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) assumiu a administração do Hospital Municipal de Cubatão (HMC), sob contrato de gestão com a Prefeitura do Município. Desde então, a unidade passou a oferecer à população atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e com a proposta de melhorias na assistência.

A título de prestação de contas da SBCD à comunidade, prefeitura e aos munícipes, a entidade apresenta os dados significativos de seu atendimento no período de 120 dias à frente do HMC. Foram realizadas mudanças na estratégia de acolhimento, reforçando protocolos da segurança, do cuidado e humanização na assistência ao paciente. A entidade também assumiu o Centro de Alta Complexidade em Saúde, que atende pacientes oncológicos nas especialidades de cabeça e pescoço, nefrologia e de terapia renal substitutiva, oferecendo acompanhamento ambulatorial e cirúrgico.

Nesses quatro meses de gestão pela Caminho de Damasco, foram 7.281 atendimentos médicos prestados, com outros 2.363 cuidados realizados em enfermagem. O HMC também realizou 33.858 exames de imagem como raio-x, tomografia, ultrassonografia, eletroencefalograma, mamografia, endoscopia, ecocardiograma, entre outros. Exames que contribuem para o diagnóstico e apresentam a evolução do paciente em diferentes casos ambulatoriais.

“Ao assumir a gestão do HMC, a Caminho de Damasco deu início ao seu modelo de trabalho e o uso de tecnologias, garantindo a existência de protocolos e práticas de segurança, bem como o acolhimento humanizado dos pacientes”, detalha o médico Newton Tomio Miyashita, diretor técnico do HMC.

Tomio ainda destaca a participação dos mais de 600 colaboradores do HMC, que durante as mudanças na gestão demonstraram engajamento e absorção dos valores institucionais da SBCD em prol da saúde pública. “Nossa equipe possui a qualificação necessária para o bom desempenho no cuidado ao paciente, reforçando a missão, visão e valores da Caminho de Damasco nas ações de excelência assistencial”, diz.

Cirurgias, atendimentos e satisfação

Na divisão dos números dos atendimentos médicos nos 120 dias de operacionalização do HMC, foram 350 atendimentos urológicos e 96 atendimentos da especialidade cabeça e pescoço. Já os casos ginecológicos representam 451 assistências, sendo 184 consultas da especialidade cirúrgica e 267 da especialidade clínica. Na ortopedia adulta e pediátrica houve a marca de 1.759 consultas ambulatoriais. Outros 3.204 atendimentos ambulatoriais como cardiologia, mastologia, neurocirurgia e nefrologia foram realizados.

Já a humanização no acolhimento aos pacientes tem sido uma das marcas implantadas na gestão do HMC, desde a recepção até a alta do paciente. Esse trabalho envolve a comunicação, rotinas assistenciais, ambientes físicos e abordagens mais empáticas que visam a resolução do problema de cada pessoa atendida no hospital.

Com isso, o HMC ganha na percepção e melhor colaboração do usuário ao seu próprio tratamento, além de diminuir tensões e ansiedades no ambiente hospitalar, comuns em pacientes nos casos de internação.

Outro fator importante tem sido a pesquisa de satisfação junto aos pacientes e acompanhantes, as quais são realizadas desde o início pela gestão do HMC. Esse indicador atesta a eficiência dos cuidados médicos, de enfermagem e de atendimento que vem se mantendo próximo dos 90% de aprovação em estatísticas mensais.

Essa satisfação do paciente tem como definição o grau em que os cuidados de enfermagem e de assistência representam as expectativas do atendimento. Situações são avaliadas em termos de qualidade, tendo como base o cuidado, disponibilidade, ambiente físico e eficácia dos cuidados.

Os números de atendimento, em conjunto com as pesquisas de satisfação, também destacam a aceitação dos usuários em relação à nova gestão do HMC pela Caminho de Damasco.

HMC com novo parque tecnológico

Segundo o diretor técnico, também foram desenvolvidas melhorias no parque tecnológico do hospital, com aquisição de 240 computadores, 100 impressoras, um novo e maior nobreak (um dispositivo que protege equipamentos eletrônicos em caso de queda de energia). No HMC houve ainda a implantação de um sistema de monitoramento, bem como locação de catracas digitais e no atendimento via call center com a compra de novos aparelhos telefônicos.

Toda essa infraestrutura fortalece a segurança de pacientes e colaboradores do hospital, assim como estabelece novos parâmetros na qualidade no agendamento por telefone de consultas de pacientes oncológicos.

A Caminho de Damasco é uma organização social sem fins lucrativos fundada em 19 de novembro de 1939, no município de Garça, em São Paulo. Seus 83 anos na gestão de serviços públicos de saúde em, baixa, média e alta complexidade reforçam a sua experiência na criação de estratégias por resultados assistenciais.

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