SBCD

Humanização no tratamento à saúde mental leva festa junina aos pacientes do Polo Assistencial da Zona Norte

6 jul 2023

Equipe assistencial do PAI-ZN durante a realização de festa junina para os colaboradores e pacientes.

O Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Zona Norte de São Paulo (PAI-ZN) aproveitou o período das festas juninas para a promoção de encontros e celebrações típicas durante o acolhimento assistencial de pacientes na unidade.

Nos dias 17 e 30 de junho, o PAI-ZN realizou eventos estimulando a interação entre os colaboradores e pacientes, ampliando o vínculo de atendimento e com o objetivo de tornar o ambiente hospitalar mais descontraído, reduzindo os impactos da internação.

A unidade, administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), sob contrato de gestão com o Governo do Estado de São Paulo, decorou os ambientes com bandeirinhas típicas do período, além de cartazes e desenhos em referência ao mês junino. Tudo foi realizado e preparado com muito carinho pela própria equipe multiprofissional da unidade.

Nas datas mencionadas, o PAI-ZN realizou festas juninas que incentivaram a participação de pacientes e colaboradores em jogos temáticos como pescaria, argolas, boca do palhaço, entre outros. Também houve o uso de roupas pelos colaboradores, música e até de comidas típicas para aumentar o acolhimento e como forma de representação cultural.

Segundo Nilha Alves, coordenadora assistencial do PAI-ZN, a atividade proporciona diferentes aspectos de atuação. Além de motivação para a equipe multiprofissional e de interação, a atividade também proporcionou aos pacientes um cuidado ainda mais especial de humanização, que traz benefícios ao tratamento.

“A iniciativa reforça o vínculo de confiança e amizade entre os colaboradores e o elo de cuidado e carinho com os pacientes. O objetivo é sempre minimizar os impactos da internação, combater o sofrimento mental, estimular a criatividade e ampliar nossa ação terapêutica em aspectos emocionais por meio de atividades também lúdicas como essa”, explica Nilha.

Todas as atividades foram cuidadosamente avaliadas para proporcionar a segurança, garantindo o funcionamento e a atenção assistencial sem prejuízos ao tratamento. A participação da equipe de nutrição reforçou o cuidado na qualidade das refeições servidas, bem como no acompanhamento e adaptação às restrições alimentares.

“A festa junina para os colaboradores e pacientes é mais uma iniciativa da Comissão de Humanização do PAI-ZN. Ações como essa são essenciais para o reflexo no cuidado com outro, já que somadas aos cuidados médicos e assistenciais são fundamentais para o tratamento dos pacientes e também a valorização dos colaboradores”, conclui a coordenadora assistencial.

Pular para o conteúdo