SBCD

Arteterapia é usada no tratamento terapêutico de pacientes com transtornos mentais na UBS Jova Rural

4 jul 2023

Itens produzidos durante a arteterapia da UBS Jova Rural.

Entre os serviços assistenciais oferecidos pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Jova Rural, localizada na zona norte de São Paulo, o trabalho utilizando a arteterapia tem sido fundamental no tratamento terapêutico de pacientes diagnosticados com transtornos mentais, além de promover a conscientização ambiental com o uso de materiais recicláveis.

De forma semanal, a UBS realiza encontros em grupo com os pacientes que confeccionam itens de decoração usando garrafas pet, papelão, latas de alumínio, embalagens de produtos, entre outros. O manejo e a produção dos itens em grupo promovem a integração social, auxilia em quadros de ansiedade e depressão, e favorece até a coordenação motora.

Segundo Thais Rosa, gerente da unidade de saúde, a proposta visa criar um espaço de acolhimento e indicar alternativas que favoreçam o tratamento do paciente. “Nós usamos o artesanato como psicoterapia em grupo e a verbalização das questões trazidas pelos pacientes que trazem seus temas para discussão. Com esse trabalho também potencializamos habilidades e a criatividade por meio de produtos do dia a dia”, comenta.

A unidade, administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de São Paulo, mantém a realização da arteterapia desde maio de 2022. As sessões contam com a participação de dez pessoas em média e fazem parte do atendimento clínico realizado pela UBS Jova Rural, com acompanhamento ambulatorial e, em alguns casos, com a prescrição de medicamentos.

O grupo é acompanhado por uma psicóloga e por uma agente comunitária de saúde, que coordenam os trabalhos e colaboram com os pacientes na confecção dos materiais.

Apoio e acolhimento

Para a psicóloga da UBS, Cleise de Freitas Mussolin, no grupo de arteterapia é possível identificar melhora significativa na autoestima, no sentimento de pertencimento e nas habilidades sociais dos pacientes. “E o mais gratificante é ver a alegria após os pacientes terminarem seus trabalhos, o orgulho de si mesmos, a sensação ótima de terem concluído uma arte tão bonita e que muitas vezes acreditaram não serem capazes de fazer”, comenta.

Após a produção, os materiais de decoração criados podem ser levados pelos próprios pacientes para casa. Os itens como flores artesanais, vasos de plantas, caixinhas para guardar objetos, porta copos, entre outros são algumas das variedades confeccionadas.

De acordo com a agente comunitária da unidade, Cintia Aparecida de Oliveira, esse trabalho também se transforma em um momento de descontração, auxiliando os pacientes a lidarem com as dificuldades do dia a dia. “Cada um, dentro da sua particularidade, vai se fortalecendo a cada atividade. Todos ficam muito empolgados e aquele tempo de uma hora na arteterapia parece um minuto, pois na hora de ir embora ninguém quer ir todos querem continuar”, finaliza.

A UBS Jova Rural está localizada na Rua Alfeu de Alcântara Monteiro, número 280, no bairro do Conjunto Habitacional Jova Rural, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Pular para o conteúdo