SBCD

AME CRI Norte recebe o idealizador do método Yura Ritmo

14 jun 2023

AME CRI Norte recebe o idealizador do método Yura Ritmo.

No dia 5 de junho, o Centro de Referência do Idoso da Zona Norte (AME CRI Norte), recebeu a visita do professor Yoshihito Kikuchi, idealizador do método Yura Ritmo. O método, com origem no Japão, tem como base o estímulo da memória com a atividade física.

Durante a visita, o professor foi recepcionado pela diretora da unidade, Dra. Andrea Masada, e pela gerente assistencial, Ana Paula Maeda. Na ocasião, o encontro também reuniu Erica Hieda, representante da JICA (Japan International Cooperation Agency); a professora do curso de graduação em gerontologia da USP (Universidade de São Paulo), Rosa Chubachi; e Claudia Fló, coordenadora da área técnica de Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

A visita também faz parte do apoio e das trocas de experiências entre o Brasil e Japão na assistência aos idosos. Há dez anos o método Yura Ritmo foi desenvolvido por profissionais japoneses da instituição Yura-rhythm Corporation, com foco no envelhecimento saudável de idosos.

Desde então, esse método que reúne música junto com os movimentos corporais e que visa a manutenção da qualidade de vida e até na prevenção de doenças, vem sendo incorporado no Japão e se expandido para outras regiões do mundo.

No final do ano passado, 20 instituições que trabalham com idosos na cidade de São Paulo foram selecionadas para participar do Projeto Yura Ritmo, financiado pela JICA em parceria com USP. A gerente assistencial Ana Paula Maeda participou dessa capacitação e se tornou uma das instrutoras do método.

Em 2023, no mês de fevereiro, as instituições que participaram dessa capacitação foram convidadas a conhecer o método sendo aplicado no Japão. Ao todo, os instrutores capacitados no Brasil ficaram por dez dias na cidade de Sendai, onde o método foi criado pelos professores Yoshihito Kukichi e Kensuke Nozaki, em 2011.

“Essa foi uma grande experiência e oportunidade profissional, além de trazer novos conhecimentos na assistência aos idosos e fortalecer o trabalho no envelhecimento ativo, com qualidade de vida, autonomia e, principalmente, mais saúde do ponto de vista físico e humano”, explica Ana Maeda.

O AME CRI Norte é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), sob contrato de gestão com o Governo do Estado de São Paulo. A unidade está entre as principais referências no atendimento à saúde do idoso e possui atendimento ambulatorial integrado e composto por serviços médicos, exames de diagnóstico e terapia, além do Centro de Convivência.

Pular para o conteúdo