SBCD

UPA administrada pela SBCD em Jacareí participa de projeto do Ministério da Saúde

6 jun 2023

O projeto é uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio-Libanês e é voltado para o treinamento de controle da sepse nas UPAs

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h – Dr. Thelmo de Almeida Cruz, no município de Jacareí, é uma das unidades selecionadas pelo Ministério da Saúde para integrar o projeto de capacitação para identificação e tratamento precoce da sepse (infecção generalizada). A UPA Dr. Thelmo é administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), sob contrato de gestão com a Prefeitura de Jacareí e representa uma das principais unidades de saúde na região.

O projeto do Governo Federal é ofertado pelo Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) em parceria com Hospital Sírio-Libanês. No total, 42 UPAs de todas as regiões do país foram selecionadas para participar do treinamento de combate à sepse.

Para integrar o projeto, as unidades precisaram cumprir critérios como ser porte 2 ou 3, estar em dia com todas exigências do Ministério de Saúde durante as fiscalizações e ter uma prestação de contas assídua, além de ter sua inscrição realizada pela Secretaria de Saúde local.

Como funciona o trabalho

A inscrição das unidades de pronto atendimento foi realizada pelas secretarias de saúde local, obedecendo critérios pré-estabelecidos pelo Ministério da saúde. Em seguida, entre os dias 16 e 18 de novembro do ano passado, uma equipe de cinco colaboradores da UPA Dr. Thelmo de Almeida Cruz participaram de um evento presencial voltado a essa capacitação para a identificação e tratamento precoce da Sepse em pacientes adultos nas UPAs, realizado no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista.

A responsável técnica da UPA, Nádia Aparecida Leite; o médico responsável técnico, Dr. Danilo Blanco; o coordenador médico, Mauro Rodrigues; a supervisora enfermagem, Angélica Maria e a responsável pela farmácia, Eliane Bonfim, compuseram a comissão que representou a unidade.

Desde então, são realizadas reuniões mensais entre a UPA Dr. Thelmo e equipe do Hospital Sírio-Libanês para orientação e acompanhamento. Na última semana, no dia 1° de junho, foi realizada uma visita técnica presencial por uma equipe do Hospital Sírio-Libanês, responsável pelo Projeto Sepse nas UPAs. Além de conhecer a unidade, foi realizada uma avaliação dos trabalhos, novas orientações sobre protocolos assistências e a celebração por resultados positivos.

Até o momento, do total de quatro etapas do projeto, a UPA Dr. Thelmo de Almeida Cruz já concluiu duas. As reuniões mensais entre a UPA e o Hospital Sírio-Libanês devem continuar até o final de 2023, quando será realizado o encerramento do projeto na capital paulista com todas as unidades que estão participando deste trabalho.

Pular para o conteúdo