SBCD

UBS Toledo Piza recebe treinamento sobre animais transmissores de doenças

9 maio 2023

Treinamento de prevenção de doenças na UBS Toledo Piza

Na última semana de abril (28/4), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Toledo Piza, na zona norte de São Paulo, recebeu treinamento voltado para a prevenção de doenças de origem animal.

O treinamento foi realizado por agentes de promoção ambiental (APA) das UBSs Jardim Apuanã, Vila Albertina e Jd. das Pedras, em parceria com o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS).

Na unidade, administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) sob contrato de gestão com a Prefeitura de São Paulo, foi realizada uma palestra e apresentação para os colaboradores da equipe PAI – Programa Acompanhante de Idosos sobre os principais animais transmissores de doenças.

Os colaboradores puderam conhecer de perto exemplares biológicos de algumas espécies de maior incidência nas regiões de Jaçanã e Tremembé, além de receber orientações sobre medidas preventivas e os cuidados adequados.

Com o treinamento, os colaboradores ganham um reforço na atuação frente ao trabalho realizado no dia a dia, auxiliando no diagnóstico precoce de possíveis situações de risco e equipamentos de referência que poderão ser usados em casos de acidentes, como mordidas, picadas e o contato com animais contaminados.

Segundo o gestor PAVS da SBCD, Ivan Munhoz Araújo, o objetivo é oferecer conhecimentos básicos sobre a vida desses animais para que haja maior compreensão da importância das medidas preventivas. “Esse encontro contou com a participação de 17 colaboradores que irão se tornar replicadores dessas informações de saúde e prevenção. Quanto maior o número de pessoas conscientes das medidas preventivas em seus lares, ou no seu local de trabalho, melhor será para a própria segurança e saúde de todos”, comenta.

Além disso, de acordo com Araújo, as ações possuem o intuito de aproximar a população dos programas da Atenção Básica e PAVS, que atuam e desenvolvem ações significativas nos territórios com atuação das Estratégias de Saúde da Família.

Equipe da UBS Toledo Piza e PAVS.
Pular para o conteúdo