SBCD

Equipe assistencial do Hospital Municipal e UPA de Itu recebem treinamento durante o mês de março

31 mar 2023

Os colaboradores da assistência receberam treinamento de contenção mecânica e de exame de eletrocardiograma

A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio do seu departamento de Educação Continuada, realizou durante o mês de março treinamentos direcionados para a segurança do paciente no Hospital Municipal e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itu.

Nas duas unidades, gerenciadas pela SBCD sob contrato de gestão com o município, as capacitações abordaram junto a equipe assistencial o aprimoramento e uso da contenção mecânica e a realização de exame de eletrocardiograma.

Para Juliano Almeida Oliveira, enfermeiro e integrante da equipe de Educação Continuada, “os treinamentos contribuem para melhorar o atendimento, auxiliando nos protocolos de saúde e fortalecendo os cuidados na segurança do paciente”.

No Hospital Municipal de Itu (HMI), 49 colaboradores participaram do treinamento de contenção mecânica. Já na UPA, 45 colaboradores da assistência receberam treinamento sobre exame de eletrocardiograma, usado para avaliação cardiovascular.

“No caso da contenção mecânica, ela é uma medida terapêutica que precisa ser usada de forma específica e adequada, sendo um recurso utilizado para limitar os movimentos do paciente com o intuito de evitar condutas agressivas, violentas ou evitar riscos de queda em determinados casos”, explica Almeida.

Em relação a UPA de Itu, o intuito do treinamento sobre exame de eletrocardiograma é trazer um diagnóstico cada vez mais assertivo na condução do atendimento, auxiliando na identificação rápida de problemas cardiovasculares em pacientes.

“O exame é muito importante, pois na chegada de pacientes na UPA que apresentem dores no peito ou tenham histórico de problemas cardíacos, a equipe assistencial prontamente realiza esse exame para avaliar ou descartar riscos de infarto”, comenta.

Na UPA, em casos identificados com riscos à saúde com apoio do exame de eletrocardiograma, o paciente é conduzido para uma sala de emergência com os devidos cuidados de atenção.

Pular para o conteúdo