SBCD

Conheça a Residência Terapêutica Mandaqui II

1 fev 2023

Residência é uma das cinco RTs administradas pela Caminho de Damasco

Uma casa destinada a proporcionar moradia, melhor qualidade de vida, dignidade e cidadania para pessoas portadoras de transtornos mentais graves. É nesse contexto que está inserida a participação da Residência Terapêutica (RT) Mandaqui II.

Essa unidade é uma das cinco casas do Serviço Residencial Terapêutico (SRT) da zona norte paulistana administrados pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD).

De acordo com o Ministério da Saúde, os SRTs são “moradias destinadas a pacientes egressos de hospitais psiquiátricos e hospital de custodia (HCTP) que tenham passado dois anos ou mais ininterruptos internados nestes hospitais, e que não tenham vinculo familiar ou este vinculo esteja intensamente prejudicado”.

A Residência Terapêutica Mandaqui II é destinada exclusivamente ao atendimento de mulheres. São oito residentes que habitam a unidade e possuem acompanhamento 24 horas. Segundo o Ministério da Saúde, casas de tipo II são focadas na reapropriação do espaço residencial como moradia e na inserção dos moradores na rede social existente.

Para atender a esse propósito, a RT Mandaqui II conta com 11 funcionários atuando na atenção à saúde mental dos residentes, sendo: oito acompanhantes comunitários, um técnico em enfermagem, um enfermeiro e um gerente administrativo.

Vale lembrar que o SRT sempre está vinculado a um CAPS Adulto, que é responsável pelo projeto terapêutico singular de cada morador.

Pular para o conteúdo