SBCD

UPA Dr Thelmo está entre 42 selecionadas para capacitação em Sepse no Sírio-Libanês

24 jan 2023

Entre os dias 16 e 18 de novembro, uma equipe de cinco colaboradores da UPA Doutor Thelmo de Almeida Cruz, da cidade de Jacareí, participou de um evento presencial voltado à capacitação para a identificação e tratamento precoce da Sepse em pacientes adulto, realizado no Hospital Sírio-libanês, na capital paulista.

A responsável técnica da UPA, Nádia Aparecida Leite; o médico responsável técnico, Dr. Danilo Blanco; o coordenador médico, Mauro Rodrigues; a supervisora enfermagem, Angélica Maria e a responsável pela farmácia, Eliane Bonfim, compuseram a comissão que representou a unidade, uma das 42 UPAs escolhidas em todo o país para participar dessa capacitação.

O projeto é ofertado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde em parceria com Hospital Sírio-Libanês e, para participar, as unidades precisam cumprir critérios como ser porte 2 ou 3, estar em dia com todas exigências do Ministério de Saúde (MS) durante as fiscalizações e ter uma prestação de contas assídua, além de ter sua solicitação realizada pela Secretaria de Saúde local.

A sepse se refere a um conjunto de manifestações graves no organismo, produzidas por uma infecção. Pode-se dizer que ela é uma resposta inflamatória desregulada para combater o microrganismo invasor; nesse caso o sistema imunológico libera mediadores químicos que propagam a inflamação pelo organismo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a sepse mata 11 milhões de pessoas a cada ano e incapacita outros milhões.

Pular para o conteúdo