Pela primeira vez uma mostra para apresentar iniciativas de sucesso desenvolvidas nos serviços de Atenção Primária foi realizada em Cubatão. A ideia era trazer reconhecimento e valorização a trabalhos realizados por profissionais da Saúde que contribuíram para a melhoria da assistência à população cubatense. A ação ocorreu no auditório da SEMED (Secretaria de Emprego), na segunda-feira, 16 de dezembro.
Um total de 15 trabalhos foram selecionados, abordando questões como ações de vigilância, conscientização, prevenção, tratamento e controle de doenças. Na oportunidade, prestigiaram o encontro a secretária da Saúde, Andréa Pinheiro; o secretário adjunto, Márcio Amorim; e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Márcio Azenha.
As ações foram iniciadas com uma visitação aos banners dos 15 trabalhos inscritos, seguida por uma palestra tendo como tema: “Desafios e potências para a construção das Redes de Atenção à Saúde”, ministrada pela Dra. Tatiana de Vasconcelos Aneas, que é Coordenadora da Associação Paulista de Saúde Pública (APSP). Na sequência, uma apresentação a respeito dos 85 anos da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), organizadora do evento.
Três trabalhos foram selecionados para uma apresentação oral, detalhando os objetivos traçados e os resultados obtidos: “Estratégias para redução da mortalidade infantil no município de Cubatão”, “Consultório na Comunidade – levando saúde em todo lugar” e “Aprimorando a fala”.
“Os projetos apresentados revelam o quanto o trabalho dos nossos colaboradores, que estão na ponta, traz benefícios para qualidade assistencial no município. A importância dessa mostra de experiências exitosas é incrível e agrega novas alternativas para melhorias à saúde da população atendida no município”, acredita Fernanda Rossini, coordenadora administrativa de Atenção Primária à Saúde da SBCD.
O trabalho “Estratégias para redução da mortalidade infantil no município de Cubatão” foi desenvolvido através de uma interlocução entre o Hospital Municipal, a Atenção Primária e o Comitê de Mortalidade Infantil e Materno Infantil de Cubatão. “Trabalhamos em prol da melhoria da qualidade do pré-natal e da atenção à saúde da criança na primeira infância. São diversas ações para reduzir a mortalidade no município. Com isso, conseguimos reduzir consideravelmente os índices de mortalidade infantil registrados no município”, revela Tissiane de Cássia Mestre, gerente do materno-infantil da SBCD no Hospital Municipal de Cubatão (HMC).
O projeto “Consultório na comunidade, levando saúde em todo lugar”, fala sobre o atendimento prestado na comunidade, levando atendimento até os munícipes, aumentando os vínculos e aproximando as pessoas da Unidade de Saúde. “Acreditamos que, na Estratégia de Saúde da Família, tudo deve ser compartilhado. Então a realização dessa mostra de experiências exitosas na saúde em Cubatão é muito importante, por conta desse compartilhamento de ideias e de iniciativas. Podemos levar para o nosso território experiências de outras equipes, assim como as nossas experiências também podem motivar e inspirar outros profissionais de Saúde”, acredita Liliane Nunes dos Santos, coordenadora da Unidade de Saúde Vila Esperança 2, CAIC.
A iniciativa “Aprimorando a Fala” é realizada no Serviço de Especialidades Pediátricas de Cubatão, com crianças de 0 a 17 anos e 11 meses, com a proposta de diversificar as estratégias para avaliar e para reabilitar as crianças com patologias de fala. “O trabalho iniciou através de uma parceria junto ao Rotary, em 2012, e vem obtendo êxito desde então. Depois, com a chegada da SBCD ao município, expandiu ainda mais. A participação neste evento é bastante importante para que possamos divulgar esse trabalho, apresentá-lo e fazer com que outros profissionais também se interessem e, assim, ele seja ainda mais ampliado. A tendência é dar continuidade ao projeto para obtermos cada vez um diagnóstico mais precoce e uma reabilitação mais efetiva”, declarou Patrícia Maria Pereira, fonoaudióloga do Serviço de Especialidades Pediátricas de Cubatão.
“As apresentações promovidas são resultado da parceria firmada entre Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde e Sociedade Brasileira Caminho de Damasco. Uma parceria que, desde meados de 2018, vem se mostrando acertada e bem-sucedida. Os projetos aqui apresentados servem de referência para todas as outras equipes. A saúde é um coletivo, onde o objetivo é servir nossa população. E esse resultado vai estimular as outras equipes para também buscarem soluções de acordo com a realidade em cada microrregião da cidade”, concluiu a Secretária de Saúde Andréa Pinheiro.
“A Atenção Primária é o primeiro nível de cuidado em saúde e se caracteriza por um conjunto de iniciativas, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Ou seja, a gama de ações envolvidas é enorme e esse trabalho precisa ser reconhecido e valorizado, até mesmo como forma de fomentar a realização de novos trabalhos que resultem em benefícios à população usuária do SUS”, finalizou Dr. Fábio Pampolha, gerente médico da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), idealizadora da mostra e que administra o serviço de Atenção Primária à Saúde de Cubatão através de contrato de gestão junto à Prefeitura Municipal.