Nos últimos meses, a Policlínica de Cubatão organizou a realização de 120 exames de espirometria, atendendo a pacientes que aguardavam pelo procedimento.
O último dia de exames ocorreu na última sexta-feira, 29 de novembro, encerrando com sucesso essa importante ação voltada para a saúde respiratória da população cubatense.
Essa iniciativa reflete o compromisso da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), organização responsável pela gestão da saúde em Cubatão, com sua missão de oferecer soluções de gestão na saúde e garantir um atendimento gratuito e de qualidade à população dependente do SUS.
Os exames
De acordo com Odair Wilson, chefe da Policlínica de Cubatão, a ação foi decisiva para atender a demanda da cidade. “Sabemos que a espirometria é um exame essencial, mas que não é realizado na Policlínica. Por isso, organizamos essa ação para garantir que os pacientes pudessem ser atendidos com mais rapidez e qualidade. Foi um grande avanço para a saúde da cidade”, afirmou.
Odair ressaltou ainda que, mesmo não contando com essa especialidade de forma permanente na Policlínica, ações pontuais como essa são indispensáveis para ampliar o acesso e atender demandas específicas da comunidade.
Segundo Dra. Ana Ligia, técnica especializada em espirometria, ações como essas são fundamentais porque através do exame é que se podem ser diagnosticadas doenças respiratórias, como bronquite e asma.
“Conseguimos realizar os exames em grande escala, oferecendo a qualidade e atenção necessárias aos pacientes. Ações como essas tornam os serviços mais acessíveis e melhoram o atendimento à população que depende do sistema público de saúde”, explicou.
Uma das beneficiadas pela ação foi Karen Souza, de 28 anos, que aguardava o exame há meses. “Eu já estava esperando há muito tempo e, graças a essa ação, consegui ser atendida. Foi um grande alívio saber que a fila andou e que finalmente tive essa chance”, comemorou.
Com o sucesso desta ação, a Policlínica de Cubatão já planeja novas iniciativas para continuar oferecendo acesso rápido e eficaz aos serviços de saúde, ampliando o impacto positivo na comunidade.