SBCD

Centro de Atendimento Integrado e Especializado de Itapuí promove oficina para crianças e adolescentes com TDAH

28 jul 2026

Iniciativa foi realizada em alusão ao Dia Mundial de conscientização do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Crianças participam de oficina de férias promovida pelo Centro de Atendimento Integrado e Especializado, em Itapuí. Foto: SBCD.

O Centro de Atendimento Integrado e Especializado do município de Itapuí (SP) promoveu uma oficina voltada a crianças e adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A iniciativa ocorreu em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o TDAH, celebrado em 13 de julho. Na oportunidade, foram desenvolvidas práticas psicomotoras, atividades manuais e propostas de brincar simbólico, cuidadosamente planejadas para estimular o desenvolvimento integral dos participantes.

O evento contou com o apoio dos monitores da área da Educação e proporcionou um momento especial de acolhimento, cuidado e valorização das crianças e adolescentes com TDAH atendidas pelo Centro de Atendimento Integrado e Especializado de Itapuí. “As atividades tiveram como foco o aprimoramento da atenção, coordenação motora, habilidades sociais e a promoção da interação entre os participantes, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento das competências cognitivas e socioemocionais”, explica Deyse Serapião, gerente de Atenção Primária à Saúde da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), que realiza a gestão integrada dos serviços de Atenção Primária à Saúde e Hospitalar do município de Itapuí por meio de contrato de gestão junto à Secretaria Municipal da Saúde.

O Centro de Atendimento Integrado Especializado de Itapuí é um espaço dedicado ao cuidado de TDAH e espectro autista. “O equipamento conta com profissionais de diversas especialidades, prontos para oferecer um atendimento humanizado, personalizado e focado nas necessidades e prioridades de cada paciente, garantindo mais qualidade de vida para quem mais precisa”, complementa a gerente de Atenção Primária à Saúde, Deyse Serapião.

A iniciativa reforça o compromisso da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) com o cuidado emocional no atendimento prestado, destacando o fortalecimento dos vínculos familiares e o apoio àqueles que vivenciam, diariamente, os desafios e as conquistas do cuidado atípico.

Acessar o conteúdo