SBCD

Atendimento humanizado

 

Você já deve ter ouvido falar de atendimento humanizado, não é? Afinal, o que isso significa? Atendimento humanizado é definido como a habilidade dos profissionais da área da saúde de ouvir, aconselhar e respeitar as opiniões dos pacientes para que eles tenham um tratamento com dignidade e sucesso. Neste tipo de conduta, o foco e o objetivo do tratamento sempre estarão voltados para o paciente.

Um dos principais objetivos do atendimento é buscar meios para solucionar os problemas em questão, prestando suporte ao paciente, familiares e acompanhantes, esclarecendo dúvidas, oferecendo alternativas e procurando a satisfação de todos. É por isso que a SBCD, juntamente com seus profissionais, está alinhada com o mesmo objetivo e propósito dos pacientes.

Tratamos cada paciente de forma individualizada, com atenção, empatia e compreensão para cada caso, situação e necessidade; transmitir uma sensação de confiança, segurança e apoio para que o paciente possa se sentir à vontade e melhor aderir ao tratamento proposto; esclarecer cada procedimento e conduta de forma clara para que haja uma melhor compreensão; respeitar a individualidade de cada um, incluindo suas crenças, opiniões, desejos e testamento vital; cumprimentar, chamar pelo nome e ouvir o paciente independentemente do estado em que este se encontra, seja ele em coma, acordado ou sonolento; fornecer informações periódicas ao paciente e ao familiar de forma explícita, quanto ao quadro geral e aos resultados obtidos; e prestar atenção ao estado emocional de todos envolvidos no quadro.

Além disso, o tratamento é direcionado às reais necessidades do paciente; assim, o atendimento humanizado pode contribuir para que o processo de cura e recuperação seja mais rápido e eficaz. Enquanto isso, os profissionais da saúde precisam estar cientes de que atender humanizadamente não significa apenas mostrar gentileza e atenção, mas sim entender as necessidades dos pacientes e tratar cada um deles de forma única.

Ao seguir estas práticas, os profissionais da saúde podem esperar que os pacientes sintam-se mais confortáveis, mais à vontade e mais prontos para se comprometer com o tratamento proposto, o que, por sua vez, pode levar a melhores resultados e a um melhor prognóstico. Isso também pode ajudar a melhorar a experiência do paciente no processo de tratamento, o que pode levar a um aumento da satisfação geral.

Em conclusão, o atendimento humanizado é uma maneira fundamental de garantir que os pacientes se sintam acolhidos, compreendidos e respeitados em todos os momentos. É por isso que o SBCD se esforça para oferecer um atendimento humanizado a todos os seus pacientes, a fim de garantir a melhor experiência possível para todos.

Veja essa matéria de um dos nossos projetos de humanização. 

O que é tratamento paliativo?

Pular para o conteúdo