Ação promovida pela URSI Santana/Jaçanã reúne equipe multidisciplinar para orientar idosos e familiares sobre prevenção ao suicídio, diagnóstico precoce do Alzheimer e estímulo à memória, autonomia e socialização

A Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) Santana/Jaçanã, localizada na Zona Norte de São Paulo, realizou um encontro estratégico focado na saúde mental e cognitiva de seus usuários. A iniciativa reuniu uma equipe multidisciplinar, composta por psicóloga, assistente social, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, para debater a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e a prevenção ao suicídio, dentro das ações da campanha do Setembro Amarelo e ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer, celebrado em 21 de setembro.
Sob a gestão da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS/SP), a unidade tem priorizado ações integradas que transformam o atendimento clínico tradicional em um espaço dinâmico de acolhimento social. Com o tema “Cuidar da mente também é cuidar da vida”, o evento buscou orientar pacientes e familiares sobre a importância do diagnóstico precoce de demências, além de apresentar dinâmicas práticas para estimular a memória, a atenção, o raciocínio e a autonomia no cotidiano das pessoas idosas.
Com iniciativas contínuas de conscientização e integração, a SBCD consolida seu modelo de administração na URSI Santana/Jaçanã, reafirmando o compromisso de oferecer um envelhecimento ativo e saudável.
A psicóloga Flávia Prado Monteiro ressaltou que esse modelo de intervenção coletiva promovido pela gestão vai muito além da transmissão de dados clínicos, funcionando como uma extensão do próprio tratamento. “A atividade proporcionou trazer mais informação, ajudá-los a pensar sobre esse tema e produzir mais conhecimentos a partir da troca. Por ser uma ação em grupo, a gente também orienta como um plano de cuidado para o próprio paciente, porque vamos trabalhar socialização, memória e o cognitivo, tirando os usuários do isolamento”, afirmou a psicóloga.
A proposta de gestão humanizada implementada pela SBCD reflete diretamente no bem-estar e na percepção de segurança dos frequentadores da URSI Santana/Jaçanã. Antenor Gomes da Silva, de 78 anos, que faz acompanhamento na unidade há cerca de um ano, elogiou o evento e destacou a atenção recebida pela equipe técnica. “Eu gostei muito. Foi muito importante para nos alertar sobre o Alzheimer e outras demências. Muitas coisas que eu não sabia ou, não tinha certeza, agora já estou bem mais informado”, salientou Antenor.
Para a usuária Regiane Nascimento, de 65 anos, que utiliza os serviços da URSI Santana/Jaçanã há dois anos, o encontro funcionou como um momento de aprendizado e identificação pessoal. “Achei maravilhosa a atividade. Foi muito importante como memória e reconhecimento de como estamos lidando conosco e com as outras pessoas que fazem parte da nossa família ou círculo de amizade”, contou Regiane.

