Unidade realizará uma oferta mensal superior a 7,5 mil exames e conta com uma equipe composta por aproximadamente 30 profissionais
Já está em funcionamento a Central de Diagnóstico de Castelo do Piauí. A Unidade foi inaugurada no dia 6 de dezembro, pelo governador do Estado, Rafael Fontales, e conta com administração da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. Mais de 120 tipos de exames serão ofertados à população, tais como ultrassonografia, tomografia, mamografia, raio-X, ecocardiografia fetal, eletrocardiograma e coleta de exames laboratoriais.
Com capacidade para realizar um total de 7.526 exames por mês, a Central de Diagnóstico de Castelo do Piauí atenderá todo o território dos Carnaubais, composto por 14 municípios. Além da oferta de exames, a unidade contará com quatro consultórios destinados à realização de teleconsultas pelo programa Piauí Saúde Digital, abrangendo 11 especialidades médicas e com capacidade de realização de 2.752 consultas mensais.
“É um grande avanço para toda a região. A Unidade tem capacidade para realizar mais de sete mil exames, com horário agendado, conforto no atendimento, laudo saindo em poucas horas e que vai servir não apenas ao município de Castelo do Piauí, mas à população de todo o território”, constata o governador do Estado, Rafael Fonteles.
Para garantir o pleno funcionamento da Central, a unidade conta com uma equipe de aproximadamente 30 profissionais, entre médicos especialistas, enfermeiro, técnicos de enfermagem, técnicos de radiologia e técnicos de análise clínica, além da área administrativa, de apoio e de gestão. “A equipe multidisciplinar trabalhará em conjunto para oferecer serviços de saúde de alta qualidade à população. Além do time assistencial presencial, contamos também com a contribuição à distância dos especialistas do programa Piauí Saúde Digital”, detalha a superintendente de Urgência, Emergência e Rede Ambulatorial da SBCD, Dra. Tassiana Sacchi Pitta Diaz.