
O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte (CRI Norte) promoveu, no dia 02 de abril, a 42ª edição do Curso de Orientação para Cuidadores Informais de Idosos.
A iniciativa integra o primeiro eixo do Programa de Cuidadores, alinhado à Política Nacional de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI/2006), que prevê medidas de apoio e capacitação para cuidadores não profissionais. O Serviço Social da instituição que coordena o programa. Assim, ele conta com a atuação conjunta de uma equipe interdisciplinar da unidade, que conta com a gestão da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco em parceria com o governo do Estado.
Nesta edição, os cuidadores tiveram uma participação ativa e acompanharam a apresentação introdutória do curso. E, em seguida, assistiram às exposições de profissionais da área médica e de enfermagem.
O programa abordou o tema central “Doenças Mais Comuns na Velhice”. E dessa forma, ofereceu informações essenciais para o reconhecimento e manejo de condições frequentes entre a população idosa. Além disso, a equipe de enfermagem tratou do “Gerenciamento de Cuidado no Domicílio”, destacando práticas e orientações para o dia a dia dos cuidadores.
A programação do curso volta-se para cuidadores de idosos informais de pacientes em tratamento no CRI Norte. E assim, se define por meio de interconsultas realizadas internamente pela equipe da instituição.